BAC vai lançar desportivo a hidrogénio

31/01/2022

Monolugar para utilização em estrada, inspirado no Mono com motor de combustão, será desenvolvido em parceria com os especialistas da Viritech.

Os desportivos únicos da britânica Briggs Automotive Company (BAC) estão pensados para oferecer sensações de condução diferentes de qualquer outro carro. São monolugares homologados para andar na estrada, que combinam a conceção ultraleve, uma carroçaria com pouco atrito aerodinâmico e mecânicas potentes a gasolina. Fórmula que não deixará de ser adaptada à nova era da indústria para gáudio dos fãs da condução ‘racing’.

O pequeno construtor de Liverpool está a desenvolver um sistema propulsor movido a pilha de combustível, em parceria com os especialistas da Viritech, start-up britânica que criou o Apricale, um superdesportivo de 1.100 cv movido a hidrogénio, e que já trabalha com a tecnologia de “fuel cell” para a indústria aeroespacial, marítima e energética.

A ideia é lançar antes do final da década a versão do Mono FCEV, com base numa versão modernizada do chassis do modelo atual, mas despedindo-se do motor a gasolina de origem Ford a debitar mais de 300 cv de potência, para montar motores elétricos que serão alimentados por hidrogénio.

De acordo com fontes da BAC, a preocupação maior estará no desenvolvimento de um sistema que permita manter as credenciais fora de série do Mono com mecânicas térmicas, nomeadamente a fórmula de baixo peso, que é responsável pelas sensações únicas de condução