Crise provocada pela covid-19 não alterou os planos de expansão da empresa que registou, em 2020, um dos seus melhores anos de sempre.
A prestação da BMcar, em 2020 e primeiro trimestre de 2021, é o perfeito contraste da realidade vivida pelo mercado automóvel nacional. Enquanto este se afunda, em constantes quebras de vendas, a empresa liderada por Pedro Rodrigues não apenas consegue aumentar os números, como amplia as suas instalações no Porto, num investimento superior a 2.000.000€ e que complementa a expansão de base iniciada em 2018.
“A expansão da BMcar Porto CEC faz parte do volume de investimento para os vários projetos de desenvolvimento da atividade em 2021 e que é superior a 3.000.000€. Trata-se de uma aposta que já estava a ser planeada há algum tempo, e, apesar dos condicionalismos sentidos em 2020 e também em 2021, decidimos avançar com este projeto como forma de aportar valor à oferta atual da BMcar”, explica o CEO. E acrescenta. Mantemos a dinâmica de nos diferenciarmos face ao que existe no mercado nacional, com a aposta num produto de qualidade superior, mas também com uma oferta alargada à forma como fazemos o acompanhamento individual de cada cliente, que aqui encontra um espaço diferenciador e ajustado às necessidades do mercado que temos vindo a sentir”.
A BMcar Porto CEC é o único espaço em Portugal, e um dos raros em todo o mundo, que reúne as quatro marcas do BMW Group: BMW, Mini, BMW Motorrad e Rolls-Royce Motor Cars. “Quem a visitar terá uma experiência imersiva sem igual, fruto da excelência dos detalhes e da exclusividade do ambiente proporcionada pela harmoniosa, mas também irreverente e sofisticada apresentação das quatro marcas, que nos transporta para um outro nível”, conta. “É neste novo espaço que os automóveis ganham uma nova dimensão, assumindo-se como verdadeiras obras de arte. Obras de arte que merecem ser contempladas e cuidadas como tal. Esta ampliação da BMcar Porto CEC disponibiliza novos showrooms BMW, Mini, BMW Premium Selection e Mini NEXT e novas áreas destinadas ao BMW Service, MINI Service, BMW Motorrad Service e Rolls- Royce Motor Cars Service”.
Números recordistas
O balanço da atividade da BMcar continua a surpreender pela positiva. “2020 foi um ano recorde para a BMcar, com mais de 142 milhões de euros de volume de negócios (mais 10% face a 2019). No total, foram vendidas 3.428 viaturas (+12% vs 2019 ) e mais de 20 milhões de euros de volume de negócios no pós-venda (+7% vs 2019). Registámos ainda mais de 33.500 entradas nos serviços pós-venda e mais de 20.500 clientes regulares. O último ano acabou por confirmar a tendência de melhoria nos resultados há nove anos consecutivos”, revela Pedro Rodrigues, que, face aos três primeiros meses do ano, confirma a tendência. “2021 tem sido muito positivo desde janeiro quando registámos um crescimento de 16%, a seguiu-se fevereiro com um crescimento 38% e em março a tendência de crescimento foi ainda mais notória, com um aumento de 50% face ao ano anterior. Assim, no primeiro trimestre de 2021, tivemos um crescimento de 38%. Quanto a projeções para o primeiro semestre, e caso se verifique na plenitude o plano de desconfinamento anunciado, temos a expectativa de manter o crescimento ao ritmo de dois dígitos, isto é, mais cerca de 15% a 20% que no primeiro semestre de 2020”, preconiza o CEO da BMcar.
Contacto humano
Qual o segredo do sucesso? “Foram vários os fatores que contribuíram para o nosso sucesso. Primeiro mantivemos uma estratégia focada na agregação de valor, competência, e, claro, no capital humano, que se tem demonstrado o ativo chave do nosso negócio, num contexto em que a adaptação das diversas operações foi um elemento determinante. Depois contámos também um contributo importantíssimo da plataforma BMcar Online, que já estava na fase final de desenvolvimento, mas o contexto vivido há cerca de um ano levou-nos a antecipar o seu lançamento, o que acabou por se revelar uma aposta vencedora”, frisa.
Pedro Rodrigues adianta que a empresa tem vindo a “aliar” soluções apelativas dentro dos diversos produtos e serviços, com um acompanhamento personalizado. Uma combinação “acertada”, garante.
E depois, o mais importante. “Os nossos clientes. Foram eles que confiaram em nós e avançaram para um investimento que consideraram apropriado. E esta confiança foi comprovada pela performance no número de clientes regulares, como também pelos novos clientes que deram o seu voto de confiança à BMcar, mesmo no atual contexto”, sublinha.
O responsável está ciente da transição digital do setor automóvel, mas acredita que o “negócio” ainda passa muito “pelo contacto humano”. E vai mais longe. “Ao impedir esse contacto regular e valorizado por quem nos visita, tivemos que adaptar-nos rapidamente e passarmos a potenciar da melhor forma todas as ferramentas tecnológicas ao nosso dispor”, diz. “Recordo que poucos dias antes de ser declarado o primeiro Estado de Emergência, em março de 2020, tínhamos inaugurado oficialmente o nosso espaço BMcar na Casa da Música, no Porto, e tínhamos também contratado cerca de 15 colaboradores para reforçar a nossa equipa. Felizmente, fomos conseguindo ultrapassar todas as dificuldades graças ao compromisso de toda a equipa, que abraçou um dos maiores desafios da nossa vida com uma paixão notável e isso teve reflexo nos nossos resultados”.