BMW M1 da coleção de Paul Walker está a leilão

24/01/2021

Quando faltam oito dias para o fim do leilão, o raro BMW M1 ‘Studie’ que integrou a coleção privada de Paul Walker está a velar 390 mil euros.

O M1 é dos automóveis mais especiais na história recente da BMW, criado no final da década de 70 para competir no Grupo 5 no WSC (World Sportscar Champioship), acabou por antecipar o arranque da sua carreira desportiva como Grupo 4, num troféu monomarca, preparando a ‘subida de escalão’, só depois de construídas as primeiras 400 unidades do modelo, de acordo com os regulamentos.

Desenvolvido de raiz pela divisão M da BMW, com a participação da Lamborghini, o contributo de Gianpaolo Dallara na produção do chassis e linhas assinadas por Giorgetto Giugiaro, foram produzidos 453 exemplares do superdesportivo especial de homologação entre 1978 e 1981; 20 eram para circuito. Números que tornam cada exemplar ainda mais especial.

Esta unidade em particular, a leilão no portal ‘Bring a Trailer’, transporta o ‘plus’ de ter integrado a coleção AE Performance de Paul Walker, o malogrado ator da saga ‘Velocidade Furiosa’.

Com apenas 6.800 quilómetros rodados, este E26 foi alvo de modificação pela mão da AHG, distribuidor alemão para a BMW, inspirado nos M1 de pista, com a mítica pintura tricolor da marca bávara e variante do seis cilindros em linha M88 de 3.5 litros com 350 cv, em vez dos 277 cv do carro de fábrica. Os BMW M1 AHG Studie recebiam ainda suspensão de competição ajustável, jantes exclusivas da BBS, embraiagem reforçada e sistema de escape desportivo, estimando-se que apenas 10 unidades tenham sido submetidas a este tratamento ‘racing’.

O chassis # WBS00000094301090 está a ser leiloado online até ao último dia de janeiro, totalmente funcional e com todas as manutenções em dia. A última oferta é de 390 mil euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.