A BMW evoluiu o conceito do iX Flow, permitindo mudar a cor do SUV elétrico só com o pensamento.

Na última edição do Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas, o evento de referência mundial nas áreas da eletrónica, tecnologia e inovação, a BMW surpreendeu com a apresentação do iX Flow, protótipo do SUV elétrico da marca bávara com uma pintura camaleónica, que muda de cor através de impulsos elétricos.

A tecnologia que a BMW denominada de E Ink, usa a eletroforese, a técnica de separação de moléculas segundo a migração destas num campo elétrico, para mudar a cor dos painéis da carroçaria e outros componentes, como é o caso das jantes. Naquelas superfícies estão milhões de microcápsulas com a espessura de um fio cabelo, em que existem pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva, o que torna possível variar a cor por meio de impulsos elétricos gerados pelo próprio veículo, através de um botão.

Mas, a BMW levou ainda mais longe a conexão entre homem e máquina, com recurso à neurotecnologia. E, agora, o iX Flow pode passar de branco a preto (ou vice-versa) apenas com o pensamento. Em colaboração com a startup bávara Brainboost, a marca conseguiu demonstrar essa possibilidade, usando tecnologia que permite registar a atividade cerebral e emitir diferentes impulsos de acordo com o estado de espírito.

Iniciativa do BMW Group visa aumentar a consciencialização sobre a aptidão mental, com mudança dos padrões de cores do BMW iX Flow pela atividade cerebral.

Assim, os participantes puderam gradualmente se acalmar e relaxar seus cérebros sob a orientação dos especialistas da Brainboost e com a ajuda do neurofeedback através do iX Flow. Isso amadurece o conhecimento sobre quais estratégias funcionam melhor para desligar a própria atividade cerebral para relaxamento, por exemplo, no dia-a-dia do trabalho.

“Os padrões de cores do BMW iX Flow reagem à atividade cerebral e refletem o nível de atividade. Uma vez que o cérebro está em repouso, as mudanças de padrão no iX Flow também se tornam mais calmas e rítmicas”, explicou Philipp Heiler, CEO da Brainboost.

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