A BMW acabou por ceder e, com o Z4 M40i de 2025 vai, finalmente, disponibilizar uma caixa de velocidades manual. A caixa manual de seis velocidades estará disponível em todo o mundo a partir de março de 2024.
Diz-se que mais vale tarde do que nunca e, para os amantes da opção de caixa de velocidades em fila, o Z4 manual demorou o seu tempo a ser concretizado – cinco anos desde o lançamento do Z4 G29 e dois anos depois de a Toyota o ter introduzido no seu primo Supra.
Como seria de esperar, a caixa de velocidades manual é mais lenta a acelerar do que a caixa automática de oito velocidades. Mas com a caixa manual a fazer o sprint de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos contra os 3,9 segundos da automática.
A velocidade máxima continua limitada a 249 km/h com o motor de seis cilindros em linha turbo de 3,0 litros. A potência e o binário também permanecem sem alterações, com o Z4 M40i a produzir 382 CV e 500 Nm.
Tanto do ponto de vista visual como do desempenho, a opção pela caixa de velocidades manual também adiciona jantes de tamanho diferente e mais pequenas, uma estreia para o Z4. As jantes bicolor M-light têm 19″ à frente e 20″ atrás, o que deverá ter um impacto percetível no comportamento do automóvel.