Bridgestone desenvolve pneu hiper-eficiente para o Mercedes-Benz VISION EQXX

26/04/2022

A Bridgestone foi selecionada pela Mercedes-Benz AG como parceiro de desenvolvimento de pneus para o seu programa tecnológico mais recente, o VISION EQXX.

O veículo elétrico futurista (VE) é a resposta do fabricante automóvel para tornar os VE mais eficientes e aumentar a autonomia para um novo nível. Os engenheiros da Bridgestone colaboraram com a Mercedes-Benz na criação de pneus desenvolvidos sob medida que contribuíram para aumentar a eficiência do veículo e, dessa forma, a autonomia para 1.000 km no mundo real – de Sindelfingen (Alemanha) a Cassis (França) – com uma única carga.

Para apoiar o desempenho do VISION EQXX e aumentar a sua eficiência, a Bridgestone concebeu sob medida os pneus Turanza Eco que combinam a sua tecnologia ENLITEN exclusiva e leve para reduzir a resistência ao rolamento e o peso do pneu em até 20%, juntamente com a sua tecnologia ologic concebida para melhorar a autonomia da bateria através de um grande diâmetro de pneu para reduzir a resistência ao rolamento e uma largura de pneu estreita para reduzir a resistência aerodinâmica.

Em colaboração com o departamento de aerodinâmica da Mercedes-Benz, o pneu também vem com paredes laterais otimizadas e um desenho do talão que corresponde às coberturas montadas nas rodas de 20’’, forjadas a magnésio, melhorando consideravelmente a aerodinâmica do pneu.

Os pneus foram desenvolvidos utilizando as capacidades virtuais de modelação e simulação de pneus da Bridgestone, que permitem criar e testar uma versão digital do pneu. A utilização desta tecnologia significa que o tempo de desenvolvimento foi consideravelmente reduzido.
A Bridgestone aproveitou o ambiente virtual para uma grande parte do processo de desenvolvimento, permitindo prever o desempenho do pneu em diferentes condições antes de o construir fisicamente.

A maior flexibilidade oferecida pelo desenvolvimento virtual do pneu permite à Bridgestone testar muito mais variantes de um determinado pneu, graças à velocidade a que a modificação do gémeo digital de um pneu e o seu teste imediato pode ter lugar. Além disso, este desenvolvimento de pneus virtuais proporciona múltiplos benefícios ambientais, uma vez que tanto a utilização de recursos naturais como as emissões de escape são reduzidas, graças a um menor número de protótipos que precisam de ser produzidos e testados.