Broad Arrow Auctions leiloa Mini Cooper S utilizado pela polícia britânica

02/03/2023

O Mini é um automóvel icónico não só do mundo dos clássicos, mas também para toda a indústria automóvel, pois foi um automóvel revolucionário quando chegou ao mercado em 1959. Foi idealizado por Sir Alec Issigonis, que tinha como objectivo produzir um automóvel compacto e de tracção frontal, capaz de transportar uma família.

Devido às suas capacidades desportivas, baixo peso e baixo centro de gravidade, um amigo de Issigonis, de nome John Cooper, viu aqui uma boa base para uma versão mais apimentada para a competição, nascendo o Mini Cooper em 1961. O motor de 848cc foi alargado para 997cc e a potência subiu dos 34 para os 55cv e, em 1964, o motor de 997cc foi substituído pelo 998cc.

Em 1963, aparece a versão mais apimentada, o Mini Cooper S, equipado com o motor de 1.071cc e 70cv, com várias alterações e reforços para a competição, como uma cambota em aço de alta resistência, molas das válvulas mais fortes e martelos forjados. Além do motor, os travões de disco foram melhorados, com um maior servofreio, e a suspensão também foi aperfeiçoada.

O Mini Cooper S é um verdadeiro “especial de homologação” onde era necessário produzir 2.500 unidades, no entanto, devido à grande popularidade, até Agosto de 1964, foram produzidos 4.030 exemplares desta versão. Posteriormente, John Cooper produziu o Cooper S com dois motores, o de 970cc para competir nas categorias abaixo do 1.000cc e o 1.275cc para as categorias abaixo dos 1.300cc. A partir de 1966 os Cooper S passaram a estar equipados com dois tanques de combustível.

A segunda versão do Mini, conhecida por Mk II, foi lançada em 1967 e apresentava uma grelha redesenhada, um vidro traseiro maior, entre outras alterações cosméticas. Como seria de esperar, as versões Cooper S também foram actualizadas, sendo que nesta segunda versão apenas estava disponível com o motor de 1,275cc com um total de 6.300 unidades produzidas até 1970.

O Mini Cooper S não foi só utilizado nos circuitos e nos ralis, mas também pelas forças de segurança britânicas que adquiriram alguns destes automóveis, segundo consta cerca de 27 exemplares foram encomendados para a esquadra de Liverpool, muito devido à sua agilidade e leveza, conjugadas com a potência. Estes Mini Cooper S estavam equipados com o motor BMC A-Series de 1.275cc e desenvolviam 77cv às 6.000rpm.

Presente neste artigo está um raro exemplar do Austin Mini Cooper S Mk II utilizado pela polícia de Liverpool apenas em 1970, sendo posteriormente vendido a um particular. Pensa-se que apenas oito exemplares dos 27 originais tenham sobrevivido até hoje. Recentemente foi submetido a um rigoroso restauro, terminado na cor original Glacier White e interior em pele preta, assim como todo o equipamento de polícia original.

No próximo dia 3 de Março irá a leilão, através de um evento organizado pela Broad Arrow Auctions em Amelia Island. O seu valor estimado de venda situa-se entre os 37 e os 46 mil euros.