A BYD está a fazer o recall de quase 100.000 veículos na China devido a uma falha de fabrico que pode causar perigo de incêndio.
A Administração Estatal para a Regulamentação do Mercado da China confirmou que a BYD vai recolher 96.714 veículos dos modelos Dolphin e Yuan Plus (comercializado na Europa como Atto 3). O processo de recolha já começou.
O recall deve-se a um defeito no processo de fabrico do controlador do conjunto da coluna de direção hidráulica elétrica que pode levar ao sobreaquecimento e, potencialmente, a incêndios.
Em concreto, de acordo com o regulador, “quando a tampa da ferramenta do equipamento está fechada, pode interferir com os condensadores da placa de circuito do controlador, provocando microfissuras nos condensadores”.
“Estas fissuras podem expandir-se durante a utilização do veículo, provocando curto-circuitos, sobreaquecimento e, potencialmente, incêndios, o que representa um risco para a segurança”, conclui.
Na China, os concessionários da BYD vão instalar almofadas de isolamento nos controladores e assim eliminar os riscos de segurança.
Tanto o MYD Dolphin como o BYD Yuan Plus (o Atto 3) são dos mais mais populares veículos da marca e exportados para a Europa, entre outros mercados.
O Motor24 questionou a BYD Portugal sobre se o problema afetava unidades vendidas no nosso país, mas não recebeu ainda resposta.
À CNN Brasil, a BYD daquele país sul-americano afirmou a propósito do recall: “Trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil”