BYD: Dragão chinês ataca mercado de veículos elétricos em três frentes

12/05/2023

Fabricante chinês, líder em veículos elétricos no seu país, chega a Portugal através do Grupo Salvador Caetano. São três os rostos da primeira ofensiva em solo nacional: Atto 3, destinado ao segmento C-SUV (protagonista da BYD), Tang e Han.

 

Estará a Build Your Dreams (BYD) a sonhar quando reclama a “liderança” no mercado de veículos elétricos, no dia em que se apresentou ao mercado nacional com uma tripla proposta – já os vamos dar a conhecer – ou, pelo contrário, será a sua chegada a Portugal um pesadelo para os restantes construtores, que apontam todas as baterias, no verdadeiro significado do termo, à causa elétrica? Só o tempo dirá. Certo é que a BYD é um colosso chinês e fará sombra a muitas marcas.

Nascida em 1995, ainda no ramo da tecnologia e, em particular, das baterias recarregáveis – se teve um telemóvel Nokia, daqueles que tinham o famoso da jogo da serpente, saiba que as baterias eram BYD – dedicou-se à produção de automóveis há 20 anos, precisamente em 2003. Numa primeira fase, ainda com modelos tradicionais a combustão, desde camiões, empilhadores a bicicletas. Mais tarde, dedicou-se de vez aos veículos elétricos. E abandonou a produção e comercialização de modelos a combustão em 2022.

Quando reclama a “liderança”, palavra bastante repetida durante a apresentação nacional, há algo que importa reter: a BYD é líder, de facto, no mercado chinês, tendo vendido mais que a Tesla em 2022, a nível global, se contabilizarmos elétricos e híbridos “plug-in”. Por outras palavras, conhecimento não falta, até porque fabrica microprocessadores, motores elétricos e também as baterias em lâmina, uma tecnologia diferente das células cilíndricas mais comuns. Um up grade em termos de eficiência, segundo palavras dos responsáveis na conferência de imprensa.

Depois de dominar o “numeroso” mercado chinês, a BYD arranca agora para a ofensiva europeia. Em Portugal e Espanha, através do grupo Salvador Caetano. No nosso país, contará, numa primeira fase, com duas lojas no centro de Lisboa e Porto e outras tantas oficinas. Numa segunda fase estará presente em outras cidades – mas ainda não reveladas. De resto, as lojas já abriram portas e os três modelos que dão o tiro de partida comercial já estão disponíveis. São eles, o Atto 3, um familiar compacto de cinco portas, que ombreará com o VW ID.3; o SUV de sete lugares Tang, e a berlina Han, rivais, respetivamente, dos Tesla Model X e Model S.

Atto 3, SUV “acessível”

O Atto 3 é, de forma assumida pela BYD, o grande protagonista da marca – o importador prevê 40% das vendas nacionais. São vários os argumentos para tais expetativas. Desde logo, pelo preço base: 41.990 euros (versão Comfort). Depois, porque entra diretamente no segmento mais competitivo de todos, o C-SUV.

Com 4,455 metros de comprimento, bagageira de 440 litros, conta com uma bateria de 60 kWh de capacidade, competente para garantir uma autonomia próxima dos 400 km. A transmitir força ao eixo dianteiro está um motor elétrico de 204 cv e 310 Nm de binário. A velocidade máxima é de 160 km/h e a aceleração 0-100 km/h (anunciada) é de 7,3 segundos.

A referida versão Comfort inclui jantes em liga leve de 18” com pneus Continental, teto de abrir panorâmico e sistema multimédia em monitor tátil rotativo de 12,8” .

A variante Design (43.490 euros) junta-lhe o monitor rotativo de maiores dimensões (generosas 15,6”), abertura elétrica da mala e tecnologia V2L para carregamento de periféricos elétricos.

Os revestimentos são em pele de origem Vegan e o sistema multimédia permite atualizações OTA. Nas bolsas das portas, existem vários suportes em forma de cordas de guitarra, que têm a curiosidade de imitar diferentes notas musicais. Um toque de classe… com alguma fragilidade, admita-se, em nome da verdade.

Tang, SUV de sete lugares

O Tang está disponível por 72.570 euros e é um SUV de luxo 100% elétrico… com sete lugares. Não há muitos modelos no mercado com esta combinação. Tem 4,870 metros de comprimento e dois motores elétricos conjugados para debitar 517 cv e 680 Nm. A aceleração 0 a 100 km/h cumpre-se em 4,7 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. A autonomia real rondará os 400 km, garante a BYD. Além de rodas de 22”, o Tang dispõe de um sistema de travagem específico da Brembo, com discos ventilados e perfurados. A capacidade da bagageira varia entre os 235 litros (sete lugares) e os 1665 litros (dois lugares).

Han, berlina de cinco metros

Por último, o Han é uma berlina do segmento D com cinco metros de comprimento (rivaliza com o Mercedes EQE). O preço é (também) de 72.570 euros (apenas disponível na versão Executive) e apresenta-se no mercado com os mesmos dois motores elétricos (tração integral) e potência na ordem dos 517 cv. A aceleração 0 a 100 km/h faz-se aqui em 3,9 segundos. Com bateria de 85,4 kWh de capacidade útil, permite autonomia de 521 km em ciclo WLTP (662 km em cidade) e carregamentos rápidos até 110 kW.

Os interiores do BYD Han são refinados e quase todas as zonas são revestidas a pele. Além disso, conta também com um monitor central rotativo de 15,6” para o sistema de multimédia, podendo os passageiros traseiros desfrutar de um LCD de 7” no encosto de braços central que permite aceder a diversos ajustes do veículo. Os puxadores de portas retráteis são um dos elementos que contribuem para o excelente desempenho aerodinâmico, com um cd de apenas 0.23. A bagageira do Han alcança os 410 litros.