Camelot Cruiser, o expoente máximo de autocaravana clássica

31/01/2023

Os anos 70 viram um grande número de pessoas a procurarem um novo estilo de vida, mais livre do que anteriormente, fazendo com que houvesse um aumento da procura por autocaravanas, autovivendas e caravanas. A grande maioria destes veículos eram produzidos por construtores externos, que utilizavam veículos comerciais como base para a transformação, tal como acontece hoje, mas que culminou na própria General Motors produzir a sua própria autocaravana, a GMC Motorhome.

Durante a década supramencionada, várias pequenas empresas de transformação de autocaravanas começaram a crescer, não conseguindo mesmo dar resposta a todas as encomendas, como é o caso da Winnebago e da Airstream. No entanto, do outro lado do espectro, existia aquele cliente multimilionário, que queria ter uma autocaravana, mas não se queria cingir aos construtores tradicionais.

É nesse campo que entra a Edler & Company, fundada por Dick Edler, e a sua criação, a Camelot Cruiser, que iniciou a sua construção em 1974, tornando-se na mais cara autocaravana à venda na época. Este projecto foi iniciado apenas para o próprio Dick e a sua família, mas acabou por ser colocado em produção, apesar do seu elevado preço, quase um milhão de dólares no dinheiro de hoje.

Esta caravana é construída a partir de um semirreboque Gerstenlager e tem no seu interior tudo o que uma casa tem, desde uma casa de banho espaçosa, a uma cozinha completa, sofás, cama de casal, ar condicionado e decoração em folha de ouro. Não se sabe quanto exemplares foram produzidos, mas pelo menos três foram vendidos a clientes, cada um único, um deles tinha uma boxe para cavalos, outro capaz de transportar um barco e, por fim, um com uma pequena garagem na zona inferior capaz de levar dois snowmobiles. Sabe-se que hoje sobrevivem dois exemplares.

O exemplar presente neste artigo é o que tem uma pequena garagem onde são guardados os dois snowmobiles Poloron e é atrelado ao Ford C-750 de 1974 original com uma decoração idêntica e com uma cabine que também não deixa o luxo para trás, equipada com ar condicionado e uma cama atrás dos bancos. Este Ford C-750 está equipado com o motor V8 de 6,4L de cilindrada acoplado a uma caixa automática de quatro velocidades.

Esta Camelot Cruiser mantém-se num estado absolutamente faboloso e todo o seu interior luxuoso e retro original. No passado dia 3 de Janeiro foi levado a leilão, através da plataforma da Bring a Trailer, sendo vendido por 133 mil dólares, cerca de 125 mil euros.