Publicidade Continue a leitura a seguir

Camião autónomo da Scania faz todo o tipo de trabalhos perigosos

AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL
AXL

Publicidade Continue a leitura a seguir

Pronto para trabalhar em locais perigosos ou em condições extremas, o AXL Concept representa a visão da Scania para os transportes de materiais nas áreas de construção, não necessitando de condutor. Com efeito, este camião de grande porte nem sequer tem uma cabina para comando manual.

Trata-se ainda de um veículo conceptual, mas o novo Scania AXL mostra como poderão ser os transportes de materiais pesados em minas ou pedreiras num futuro não muito longínquo, uma vez que a sua operação decorreria em locais mais controlados, logo, sem entraves súbitos que pudessem colocar em causa o seu trabalho.

Para os veículos autónomos, o software assume um papel fundamental, com a marca sueca a apontar “que o software é quase mais importante do que o hardware”. Além da ausência da cabina, o grande destaque deste camião é o módulo dianteiro inteligente que avalia o ambiente em seu redor.

a carregar vídeo

“Com o Scania AXL Concept, estamos a dar um passo significativo rumo ao sistema de transportes inteligente do futuro, no qual os veículos autónomos irão desempenhar um papel natural. Vamos continuar a construir e a pilotar protótipos para demonstrar aquilo que podemos fazer com a tecnologia que temos disponível hoje”, afirmou o presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson.

Porém, nem tudo no AXL Concept é inovador. O conceito de motorização recorre ainda a um motor de combustão interna, naquilo que a marca sueca apelida de “exemplo de como o tradicional e a nova tecnologia são misturados”. Ainda assim, garante a Scania que este camião autónomo é abastecido com biocombustíveis renováveis.