Camiões vão ter sinais de perigo para ciclistas

24/10/2021

Veículos pesados em Espanha adotam novos sinais de aviso para ciclistas sobre o perigo do ângulo morto nos espelhos retrovisores.

 

O sistema de aviso de veículos no ângulo morto do carro é cada vez mais comum na lista de equipamentos dos vários modelos em comercialização e a sua aplicação veio ajudar a resolver um problema, ao permitir “ver” o que se esconde na área cega do espelho retrovisor.

Mas a democratização da tecnologia não é ainda suficiente para evitar acidentes, seja porque boa parte dos veículos não dispõe do equipamento ou porque os sensores da câmara falham a identificar de um obstáculo e avisar o condutor da sua presença, através de um aviso visual ou sonoro. O que tem consequências mais graves quando o veículo no ângulo morto do carro é uma bicicleta.

Em Espanha, as autoridades criaram um novo sinal, semelhante ao que já existe, por exemplo, em França, mas este mais focado na proteção dos utilizadores mais vulneráveis da via: ciclistas e condutores de trotinetas elétricos

Este sinal adverte para o perigo dos ângulos mortos e estará colocado nos camiões e veículos de grande tonelagem.

O aumento exponencial dos veículos de transporte pessoal nas cidades espanholas levou as entidades competentes a encontrar mais esta solução para garantir a sã convivência entre este tipo de veículos muito mais compacto e difíceis de localizar nos retrovisores, e os veículos de maior porte, como autocarros e camiões.

Numa primeira fase, o novo sinal de perigo pode ser instalado com carácter voluntario em veículos urbanos destinados ao transporte de resíduos, em todo o tipo de camiões pesados e veículos de transporte de passageiros com mais de 9 lugares.

As regras para a sua instalação um máximo de três sinais por viatura, nas laterais e na traseira (à direita), a uma altura entre 90 e 150 cm do solo. Está proibida a instalação em veículos ligeiros.