A pensar principalmente no mercado em expansão dos automóveis elétricos, o fabricante islandês Mink Camper criou esta caravana compacta que ajuda a preservar a autonomia das baterias dos veículos usados como meio de transporte. Não só porque é especialmente contida nas dimensões, com também o seu desenho muito aerodinâmico, em forma de lágrima, beneficia o coeficiente de arrasto do conjunto, reduzindo o atrito e, consequentemente, o consumo de energia.
A Mink-E está assim dirigida a um cliente mais preocupado com as questões da sustentabilidade, embora as suas vantagens também sejam óbvias para veículos com motores de combustão, nomeadamente na redução das emissões.
O modelo mede 4,1 metros de comprimento total e pesa só 510 kg, dispondo de amplas janelas laterais circulares e teto panorâmico.
O equipamento interior do Mink-E é totalmente elétrico, graças à incorporação de uma bateria e painéis fotovoltaicos no tejadilho, que alimentam o fogão, o frigorífico de 36 litros e o sistema de aquecimento.
A maior parte da zona habitável é ocupada por uma cama de casal, à qual pode ser acrescentado um beliche ancorado na lateral para instalar uma cama de criança.
O preço da caravana Mink-E começa nos 29 mil euros.