M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
É normal os construtores automóveis anunciarem o lançamento de um modelo novo com características especiais, e logo quando o modelo é revelado, dizem que já está esgotado, que todas as unidades foram vendidas em antecipação a clientes especiais. Isto geralmente acontece quando se trata de uma versão mais potente, mais leve ou mais luxuosa. Agora, existe outro automóvel que se junta ao clube. Esgotou por ser… completamente normal.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Mobius Motors é uma marca de pequenas dimensões fundada por Joel Jackson, um imigrante inglês no Quénia. Reconhecendo a necessidade de um automóvel adaptado às necessidades locais, resolveu desenvolver e construir o Mobius, um pequeno veículo todo-o-terreno que chegou ao mercado em 2016.

E também saiu do mercado no mesmo ano, pois as 50 unidades foram vendidas num instante. Jackson fez algumas atualizações ao carro, transformando-o no Mobius II, e já tem as 50 encomendas preenchidas, o que o obrigou a produzir mais 50, tendo recebido pedidos não só de outros países africanos, mas também da Alemanha e Estados Unidos.

O Mobius foi concebido para ser simples de utilizar e reparar. Tem 4,2 metros de comprimento, 1,9 de largura e 1,8 de altura, pesando 1650 kg. O interior tem espaço para transportar cinco adultos, e protegido por uma resisten carroçaria do tipo spaceframe. Está equipado com um motor 1.8 a gasolina de 133 cv, de origem Toyota, e está ligado apenas às rodas traseiras (não tem versão de tração integral) por uma caixa manual de cinco velocidades.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.