A Toyota poderá mesmo lançar elétricos com caixa manual a partir de 2026, procurando assim oferecer aos puristas da condução um elo de ligação para com os automóveis do passado. A ideia é que alguns elétricos da companhia possam ser usados de forma convencional com três pedais, recuperando também alguma sonoridade típica para uma maior ligação emocional.

A marca japonesa revelou numa conferência de âmbito técnico os seus planos para os futuros desenvolvimentos a serem aplicados nos automóveis de produção em série, de que são exemplos a autonomia próxima dos 1000 quilómetros nos veículos elétricos e a utilização de baterias de estado sólido.

Mas, outra das informações que a Toyota divulgou foi a de que os seus elétricos poderão vir a contar com caixas manuais no futuro, com conta-rotações e sonoridade condizente, com o objetivo de oferecer uma experiência de condução muito mais emotiva.

A marca apregoa um controlo do veículo e diversão melhoradas com a inclusão de um processo eletrónico de mudança de velocidade, com um terceiro pedal para a embraiagem a oferecer outro entrosamento para os clientes. A sonoridade será igualmente apropriada para transmitir maiores sensações de condução, bem como um mapeamento específico do motor elétrico para oferecer a necessidade de mudança de regime.

No entanto, atendendo ao facto de o facto de os elétricos dispensarem uma caixa de velocidades convencional e de serem mais intuitivos de conduzir, naqueles que são dois argumentos comuns de venda para os modelos elétricos, é de esperar que este sistema de caixa manual para os elétricos seja apenas aplicado a modelos especiais, nomeadamente de cariz desportivo, como os de assinatura Gazoo Racing.

A tecnologia é ainda vista como um atributo potencialmente fundamental para a Toyota no sentido em que os carros poderão vir a ser modificados ‘on-demand’ em aspetos como a sonoridade, modo de condução ou respostas, mediante simples processos de atualização de software.

A solução de caixa manual nos elétricos já está a ser ensaiada, com um Lexus UX 300e a servir de laboratório rolante.