A marca japonesa revelou numa conferência de âmbito técnico os seus planos para os futuros desenvolvimentos a serem aplicados nos automóveis de produção em série, de que são exemplos a autonomia próxima dos 1000 quilómetros nos veículos elétricos e a utilização de baterias de estado sólido.
Mas, outra das informações que a Toyota divulgou foi a de que os seus elétricos poderão vir a contar com caixas manuais no futuro, com conta-rotações e sonoridade condizente, com o objetivo de oferecer uma experiência de condução muito mais emotiva.
A marca apregoa um controlo do veículo e diversão melhoradas com a inclusão de um processo eletrónico de mudança de velocidade, com um terceiro pedal para a embraiagem a oferecer outro entrosamento para os clientes. A sonoridade será igualmente apropriada para transmitir maiores sensações de condução, bem como um mapeamento específico do motor elétrico para oferecer a necessidade de mudança de regime.
A tecnologia é ainda vista como um atributo potencialmente fundamental para a Toyota no sentido em que os carros poderão vir a ser modificados ‘on-demand’ em aspetos como a sonoridade, modo de condução ou respostas, mediante simples processos de atualização de software.
A solução de caixa manual nos elétricos já está a ser ensaiada, com um Lexus UX 300e a servir de laboratório rolante.