Colunas de som nos carros têm os dias contados

04/03/2023

Até 90% mais leves do que as colunas convencionais, os painéis eletroacústicos são o último grito matéria de equipamento.

Transformar as colunas pesadas e volumosas tradicionais numa solução de áudio de alta qualidade praticamente invisível para condutor e ocupantes no interior do veículo, aumentado as possibilidades em matéria de espaço, design e sustentabilidade. Esta é a proposta dos painéis eletroacústicos da Warwick Acoustics, que são até 90 % mais leves do que os equipamentos tradicionais, fabricados em materiais 100% reciclados e recicláveis. O sistema descarta a maioria dos componentes utilizados nos equipamentos de áudio que conhecemos e recorre a uma tecnologia de painéis planos que vibram, semelhante a que é usada nos smartphones.

Outro ponto importante destes novos painéis sonoros é o seu baixíssimo consumo de energia, cerca de dez vezes inferior ao dos equipamentos de som topo de gama. Dado importante, sobretudo, para veículos elétricos, em que a redução do consumo de energia de um componente traduz-se numa maior autonomia. De acordo com os estudos da Warwick Acoustics, utilizamos o sistema de som do nosso carro durante 260 horas por ano, o que faz deste equipamento um dos mais requisitados.

Nas laterais, atrás dos encostos de cabeça, à frente no tablier e até no tejadilho do carro, o sistema de painéis de áudio finos para automóveis permite transformar qualquer superfície do automóvel num altifalante, para uma experiência sonora mais rica.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.