Com 18 mil euros pode comprar o V8 de produção mais potente do mundo

11/11/2020

No mercado norte-americano há uma pujante indústria dedicada ao “crate engine”, a venda de motores completos, transportados dentro de um caixote com os acessórios necessários à sua instalação pelo próprio cliente, disposto a substituir a mecânica de fábrica por uma maior e mais potente. No caso deste Hellcrate Redeye, com nada menos que 819 CV, o que faz dele o V8 de produção mais potente da atualidade.

O enorme motor é o 6,2 litros que estreou no Dodge Challenger SRT Super Stock, com supercompressor e a debitar mais de 900 Nm de binário máximo. Está à venda por valor a rondar os 18 mil euros, com garantia de 90 dias.

Apesar das credenciais incríveis deste “Hellcrate Redeye”, no portefólio da Mopar existe opção ainda mais excêntrica, o mítico V8 Hellephant com mais de 1000 CV, cuja produção limitada esgotou pouco tempo depois de ser colocado à venda.

O Hellephant não é motor de produção em série, mas sim variante moderna do bloco que equipava o Dodge Challenger de 1968, dispondo de tecnologias de ponta que permitem explorar melhor todo o seu potencial. Deriva diretamente da família de motores Hemi, mas com a cilindrada aumentada de 6200 para 7000 cc e equipado com um compressor mecânico de grandes dimensões, nova bomba de água, novo volante do motor, novo cárter de óleo e novos injetores. O preço de venda ao pública ronda os 25 mil euros.