Combustíveis sofrem nova subida já no início desta semana

06/03/2023

A verdadeira montanha-russa que tem sido o preço dos combustíveis em Portugal não dá sinais de abrandar.

Na semana passada, a tendência foi de descida, mas tudo aponta no sentido da subida e significativa nesta que agora se inicia. Falamos de cerca de um cêntimo na gasolina e até quatro cêntimos no gasóleo.

De acordo com a informação disponível, no caso da gasolina simples (95 octanas), o preço médio por litro deverá ficar em 1,67 euros, considerando o agravamento de um cêntimo por litro. Relativamente ao gasóleo simples o preço irá conhecer uma subida mais relevante de até quatro cêntimos, ficando o preço médio por litro em 1,55 euros. O próprio GPL, por norma menos sujeito a oscilações, tenderá a subir 1,5 cêntimos.

Assim, inverte-se a tendência de descida dos preços da semana passada, com novo agravamento dos preços nos diferentes combustíveis. Quanto ao diferencial médio entre a gasolina e o gasóleo passa a ser menor, na ordem dos 12 cêntimos.

Relativamente à justificação para este agravamento, são apontados dois fatores principais: a valorização da cotação do petróleo a nível internacional e a desvalorização do Euro face ao Dólar.

Quanto à possível revisão do ISP (Imposto Sobre Produtos Petrolíferos), prevista para o início da próxima semana, o Governo ainda não deu qualquer informação.