Começou a 1ª Volta a Portugal Elétrica

26/05/2021

a carregar vídeo
Dia 1, 25 de maio de 2021, uma caravana de três Mercedes EQA fez-se à estrada para viver a emoção de provar que ser elétrico é uma realidade, não um mito. Mas será que Portugal estava preparado para nós? Até sexta-feira procuraremos responder a esta questão.

À saída de Lisboa, tínhamos na cabeça três dúvidas: Será que os carregadores não nos vão deixar mal? Será possível chegar aos quatro cantos de Portugal num carro elétrico? Vamos aguentar os três dias de estrada intensos que temos pela frente?
A 1ª Volta a Portugal Elétrica, organizada pelo Clube Escape Livre, com o apoio da Mercedes-Benz e validação oficial com representantes da FPAK iniciou bem cedinho a sua partida, saindo de Lisboa para a 1ª Etapa que se dirigiu para Almodôvar, onde seria feito o primeiro carregamento.

A equipa DN, JN, M24 e TSF estava animada com o desafio e cedo começou a compreender que as novas soluções à disposição que se podem encontrar, hoje em dia, nos distanciavam, em muito, da realidade que conhecíamos.
Prova disso foi o carregamento no posto IONITY, que durou cerca de 30 minutos e que teve um valor de custo de 0,29€ por quilowatt, apenas possível com o cartão Mercedes me e de um protocolo entre a Mercedes-Benz e a IONITY que permite carregamentos três vezes mais baratos do que o normal.

Assim, o nosso percurso de cerca de 200 km percorridos, além de ter tido emissões zero, teve um custo bastante acessível para quem quer percorrer grandes distâncias.
Rumo ao 1º canto, seguimos para Sagres, que nos iria maravilhar pela paisagem e pelo mar, onde um representante da FPAK validou a nossa presença e onde chegamos com bateria suficiente para ainda fazer uma visita ao Autódromo Internacional do Algarve.
Foi tempo não só de retemperar energias, carregar baterias e fazer uma prova de perícia na pista do autódromo. Os tempos por equipa foram devidamente cronometrados, mas, no final, saímos todos vencedores ao experienciar a mobilidade elétrica na versão carro e na versão trotineta EQ, que, além de divertida, é também uma excelente forma de locomoção.

O 2º canto esperava-nos e foi a ele que nos fizemos ao caminho. Um novo carregamento teve de ser feito e Vila Real de Santo António foi a próxima paragem, onde chegámos com 79% de bateria. O que nos dava segurança de chegar à próxima etapa, Évora.
De Évora será feita a partida para a Guarda para um descanso bem merecido, não sem antes fazer um carregamento final para chegar ao final do primeiro dia de desafio, que nos provou que, pelo menos, um dos nossos medos estava fora de questão. Os carregadores em Portugal já estão preparados para a nova mobilidade. E os primeiros 1000 km da prova estavam feitos.