Os buracos na estrada são um mal praticamente comum a todos os países, mesmo naqueles que, tendencialmente, têm mais cuidados na manutenção das infraestruturas rodoviárias.

É também dos buracos a responsabilidade de muitos danos causados nos sistemas de suspensão dos automóveis, resultantes de passagens frequentes e com grande intensidade nos mesmos.

Naturalmente, a profundidade de um buraco também faz variar a quantidade dos danos nos veículos, pelo que o canal de Youtube Warped Perception concebeu um vídeo em que, recorrendo a um Mercedes-Benz Classe E de uma geração anterior (cedido por um concessionário e que estava parado há dois anos, apresentando ironicamente os quatro amortecedores em mau estado), mostra a forma como todos os elementos da suspensão e do subchassis (onde estão ancorados muitos dos elementos da suspensão) lidam com as forças do impacto.

Para tal, retiraram a maioria dos painéis exteriores da carroçaria, deixando à vista os órgãos mecânicos. Depois, foi só encontrar uma estrada com buracos de grandes dimensões (ou ‘crateras’) e deixar a câmara a gravar…

Veja o que acontece, então, quando ‘acerta’ num buraco na estrada com maior profundidade e a grande velocidade. Recorde-se que a suspensão tem como objetivo dissipar a energia resultante das irregularidades do piso, pelo que a forma como um conjunto consegue absorver essas mesmas energias e impactos tem um evidente desgaste nos diversos componentes (amortecedor, molas, braços de suspensão e subchassis) fruto das ‘investidas’ repetidas em buracos ou lombas. No caso do Classe E deste vídeo, os estragos são notórios e podem ser vistos quase a olho nu.

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