M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A não ser que a carroçaria fique danificada num acidente, é praticamente impossível uma pessoa ficar presa num automóvel. As portas e trincos são controlados mecanicamente, e tem sempre mais de uma porta para abrir. São poucos os carros que não funcionam desta maneira, e o Cadillac XLR é um exemplo, tendo o dono de um destes modelos americanos ficado preso na viatura durante 14 horas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

De acordo com o jornal Washington Post, Peter Pyros, um homem de 75 anos residente em Cleveland, no norte dos Estados Unidos, ficou preso dentro do seu Cadillac no final do mês passado, depois de um problema elétrico no carro. O XLR era um coupé-cabriolet, modelo descapotável com tejadilho rígido retrátil foi produzido de 2004 a 2009, e partilhava muitos dos seus sistemas com a quinta geração do Chevrolet Corvette. Entre esses sistemas estava um controlo elétrico de abertura da porta, em vez das alavancas habituais.

Sem bateria a fornecer eletricidade aos sistemas do carro, Pyros não conseguiu abrir as portas e ficou várias horas preso no carro, dentro da garagem, sem água, comida ou um telemóvel para contactar outras pessoas. Após algumas tentativas infrutíferas, verificou que também lhe faltava força para partir o vidro da porta. Foi apenas 14 horas depois, à noite, que um vizinho ouviu os gritos de socorro e chamou a polícia. Os bombeiros carregaram a bateria para as portas funcionarem.

Embora isto possa parecer um aviso sobre o perigo de substituir todas as partes mecânicas por comandos eletrónicos, a General Motors colocou no Corvette e no XLR um sistema redundante de emergência, de abertura mecânica. A abertura de emergência é explicada no manual de instruções do Cadillac, que Pyros não se lembrou de consultar, indicando o local, junto à parte inferior de cada porta, onde se encontra a alavanca de emergência. Por isso, deve sempre ler o manual de instruções do carro.