É um cenário com o qual muitos condutores estão familiarizados: verificar os espelhos retrovisores antes de iniciar uma mudança de faixa, mas acabar surpreendido por outro veículo que apareceu (aparentemente) vindo do nada!
Os ângulos mortos ou pontos cegos dos retrovisores são algo que a democratização dos sistemas de câmaras e sensores veio melhorar nos nossos automóveis. Mas para muitos esta peça que conta mais de um século ao serviço dos automobilistas ainda é a ferramenta da confiança para ajudar a fazer manobras com segurança, desde as ultrapassagens, quando é necessário verificar se a faixa está livre, ao estacionamento. Mas convém que os use corretamente.
Ultrapassar sem surpresas
O espelho retrovisor esquerdo é o mais importante para as ultrapassagens. A melhor maneira de o ajustar é encostar a testa ao vidro e ajustar o espelho até o lado do seu carro desaparecer do seu campo de visão. Em condução, não precisa de ver o seu carro, mas os dos outros. Ao fazê-lo está a garantir que reduz o chamado ângulo morto.
O retrovisor à direita do condutor deve ser ajustado a partir de uma posição central no carro. Estique-se para ter a cabeça por cima da consola central e ajuste o espelho, novamente até o carro desaparecer da imagem.Quanto ao retrovisor interior, deve ser ajustado cada vez que se senta no carro, e sempre levando em conta a sua posição natural de condução e de modo a que os seus olhos lhe permitam ver a maior área possível do vidro traseiro.
Veja o esquema abaixo, explicando de forma simples o que deve ver nos espelhos retrovisores do seu carro:
¿Sabes cómo eliminar los puntos ciegos? Los 3 espejos del vehículo deben aportar la información de forma conjunta.
Cuándo el vehículo desaparezca del espejo central inmediatamente debe aparecer en el espejo lateral (para ajustarle bien no debes ver a tu propio vehículo). pic.twitter.com/h2p2HXCfRH— Guardia Civil (@guardiacivil) November 25, 2021