Publicidade Continue a leitura a seguir

Conduzimos o novo Dacia Spring: O elétrico com o preço mais acessível do mercado

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Spring é o automóvel elétrico mais vendido em Portugal desde 2022 e faz todo o sentido para os condutores que raramente se aventuram numa autoestrada. O novo modelo vem com um design totalmente renovado e mais robusto.

 

Texto: Joana Fernandes

Lançado pela primeira vez em 2021, o Dacia Spring foi o quarto automóvel elétrico mais vendido e o primeiro a particulares em Portugal desde 2022. No total, desde o lançamento, mais de 140 mil Dacia Spring foram registados em todo o mundo.

Interior mais agradável e digital
A mais recente atualização do modelo vem com um novo visual e um interior mais fresco. Desde logo, a marca faz questão de referir que o tablier foi totalmente reiventado. De facto, o novo Dacia Spring apresenta, em todas as suas versões, um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de sete polegadas e um grande ecrã central multimédia de 10 polegadas nos modelos de topo de gama – Extreme – (nas versões anteriores, este ecrã estava integrado no painel de instrumentos).

Com a funcionalidade em mente, este grande ecrã foi posicionado o mais alto possível, proporcionando uma boa ergonomia. Já o painel de instrumentos foi concebido para ser simples e intuitivo, oferecendo ao condutor um acesso imediato às informações essenciais. Ainda no interior, o botão rotativo do seletor do sentido de marcha foi substituído por um elegante manipulo na consola. Por fim, o nível de equipamento “Extreme” inclui tapetes de borracha robustos e soleiras das portas com o design exclusivo com as já conhecidas “linhas topográficas”.

 

Exterior mais moderno
Com 3,70 metros de comprimento, 1,52 metros de altura, e um peso inferior a uma tonelada, o Dacia Spring é um dos automóveis elétricos mais pequenos e leves do mercado. O Novo Spring tem um aspeto exterior renovado que inclui alterações às duas faixas pretas (uma na dianteira e outra na traseira), que se encontram num acabamento brilhante, com riscas mate específicas na traseira. As jantes de 15 polegadas, agora de série nas versões com o motor de 65 cv, estão equipadas com coberturas de roda trabalhadas e contribuem para o caráter robusto do Spring.

O Dacia Spring está equipado com um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria dos 20% aos 100%, numa tomada doméstica, em menos de 11 horas, ou em apenas quatro horas, numa wallbox de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento mais rápido dos 20% aos 80% em 45 minutos. Uma das grandes novidades deste modelo é o carregador bidirecional V2L (veículo-para-carga), que lhe permite ser utilizado como fonte de energia par alimentar aparelhos elétricos.

A condução
O Spring é um automóvel elétrico que representa uma escolha racional. Segundo a Dacia, em média, os condutores fazem apenas 37 km por dia e 75% carregam em casa. Com uma autonomia anunciada de cerca de 220 km para todas as versões, não é surpresa que o Spring é indicado para quem quer um carro para andar sobretudo na cidade.

 

Apesar de modesto nas prestações, o Spring não deixa de ser um carro elétrico e, como tal, é muito ágil no trânsito, principalmente no arranque. A condução é bastante leve e a suspensão lida bem com as lombas e piso em mau estado. Está equipado com vários tipos de ajudas à condução, como sensores, câmaras, monitorização de limites de velocidade, etc. No breve percurso que fizemos de cerca de 200 quilómetros, durante a apresentação internacional em Bordéus, em França, obtivemos um consumo de 12 kW/100 km o que, pelas nossas contas, tendo em conta os 26,8 kWh de capacidade da bateria, daria para uma autonomia de 223 km.

E os preços?
No lançamento do Spring, a Dacia propõe uma gama alargada para que os clientes encontrem o modelo que melhor responde às suas necessidades: Spring Essential: Painel de instrumentos digital de 7 polegadas, volante de 3 raios ajustável em altura, direção assistida, sistema Media Control com porta USB, limitador de velocidade, regulador de velocidade, comandos de rádio no volante, fecho centralizado com controlo remoto, vidros dianteiros elétricos, sensores de estacionamento traseiros, tomada de 12V; Spring Expression: O mesmo que o Essential, mas inclui ar condicionado manual, jantes de 15 polegadas (motor de 65 cv); Spring Extreme: Igual ao Expression, e adiciona acabamentos interiores e exteriores em cobre, espelhos retrovisores e vidros traseiros elétricos, sistema multimédia Media Nav Live com ecrã central de 10 polegadas, 2 portas USB e conetividade sem fios com Apple CarPlay e Android Auto, carregador bidirecional.

Os preços para o novo Spring começam a partir de 16.900 euros para a versão “Essential” em Portugal. A versão “Expression” tem um preço de 18.900 euros e a versão Extreme custa 19.900 euros. As encomendas já abriram em Portugal e as primeiras entregas estão previstas a partir de setembro de 2024.