M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Transformar contentores de transporte de mercadorias em casas ou espaços de trabalho é cada vez mais comum, mas isso não quer dizer que não há espaço para a imaginação. É o caso desta garagem especializada em automóveis de luxo, em que oito contentores foram transformados num espaço de trabalho iluminado, bem protegido e integrado na paisagem urbana de um subúrbio de Banguecoque, capital da Tailândia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Muang Thong Thani Carcare foi desenhado pela firma de arquitetura Archimontage, utilizando quatro contentores pequenos (de seis metros de comprimento e 2,4 metros de largura) e quatro contentores grandes (de 12 metros de comprimento e 2,4 metros de largura) para criar esta garagem. A planta faz bom uso de todo o material para criar uma pequena área de exposição, espaços abertos para estacionamento e escritórios los lugares de cima, com escadarias de acesso fácil a qualquer ponto do edifício. A área total do terreno é de 300 metros quadrados.

O rés-do-chão é usado para guardar os automóveis (os portões dos contentores foram mantidos, e servem para trancar as portas de vidro) e para a área de pintura, que necessitou de um tratamento especial para evitar contacto com o ar e tirar todo o partido do espaço reduzido. O primeiro andar está preparado para um restaurante e bar para servir os clientes do espaço, e o escritório está montado no segundo andar. Há também espaço para uma zona residencial para empregados. O exterior dos contentores foi pintado de preto para não atrair a atenção (os clientes agradecem), enquanto o interior é branco para aumentar a sensação de espaço, reforçado por 131 lâmpadas fluorescentes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.