COVID-19: Mercado automóvel na Europa pode cair até 20% este ano

30/03/2020

As vendas de automóveis na Europa podem registar uma redução de até 20% em 2020, de acordo com dados revelados por analistas do setor.

O COVID-19 alastra pela Europa, obrigando a encerrar fábricas, muitos escritórios e concessionários, sem data prevista para o regresso à normalidade. Cenário que levou a IHS Markit, empresa especialista no setor automóvel, e uma das principais referências para construtores e fornecedores, a antecipar uma paralisação “sem precedentes e quase instantânea da procura em 2020”.

De acordo com aquela analista de referência, a pandemia de coronavírus é «o maior fator de risco enfrentado pela indústria automobilística em muitos anos», prevendo que as vendas globais cairão mais de 12% este ano, para 78,8 milhões de unidades.

Durante a recessão global, em 2008, a quebra foi de 8%…

Europa com travagem mais forte

As previsões para o mercado europeu são ainda menos animadoras, estimando-se menos 1,9 milhão de automóveis vendidos, para um total de 15,6 milhões, uma travagem de 14% comparativamente à previsão de janeiro.

Mais pessimista é a analise da Scope Ratings, reputada financeira com base na Alemanha, estimando que as vendas de automóveis novos no mercado europeu possam cair até 20% em 2020, uma quebra na ordem dos 3 milhões de unidades.