Cupra Leon 1.5 eTSI 150 cv: Mild-Hybrid procura combinar diversão com consumos moderados

18/01/2023

Uma das expressões interessantes e completas do Cupra Leon já está disponível para encomenda. Um modelo com ADN desportivo, mas que não esquece o ambiente e apresenta consumos muito razoáveis.

 

Conjugar diversão com ecologia nem sempre é fácil. E muitos fabricantes andam, por vezes, perdidos à procura do argumento certo. Do equilíbrio perfeito. A Cupra, porém, parece ter encontrado a forma de conciliar estes dois imperativos com a nova proposta do Leon eTSI 150 cv com Mild-Hybrid, uma tecnologia alimentada por um gerador de 48 volts permite reduzir consumo e emissões, além de ajudar no desempenho em certas situações, uma vez que desliga os quatro cilindros, a debitar 150 cv e 250 Nm entre as 1500 e as 3500 rpm e associada a uma muito rápida e eficaz caixa automática DSG de sete velocidades. Uma versão apetecível e que o Motor 24 teve oportunidade de conduzir nas ruelas de Madrid.

Não estaremos a exagerar se afirmarmos que esta é uma das versões mais completas do modelo. Desde logo, porque beneficia de um sistema de gerador/motor de arranque elétrico, que apoia o motor de combustão nas acelerações mais “empenhadas”, permitindo ainda manter uma velocidade estabilizada com o mesmo desconectado. A sustentabilidade do modelo é garantida pelo facto de aproveitar a energia gerada durante as travagens para carregar a bateria de iões de Lítio de 48 V.

A marca anuncia uma aceleração 0-100 km/h em 8,7s (8,9s a Sportstourer) e uma velocidade máxima de 214 km/h (216 km/h), com um consumo WLTP entre os 5,6 e os 6,3 l/100 km – valor relativamente próximo, de resto, do registado depois de algumas dezenas de quilómetros na apresentação do modelo na capital espanhola; 6,9 l/100 km, sendo que em muitos momentos comprovámos o lado mais desportivo e até selvagem do Cupra Leon, sempre de resposta a todas as solicitações na ponta dos pneus e uma direção precisa como um relógio, acrescente-se…

Equipamento reforçado

O equipamento de série proposto nesta versão surge agora mais composto: faróis full LED com luz traseira “infinita” e indicadores de mudança de direção dinâmicos, difusor traseiro na cor da carroçaria com embelezadores das saídas de escape na cor Dark Aluminium e ainda com jantes de liga leve Maquinadas Sport Black & Silver de 18″.

No habitáculo, destaque para o ecrã do sistema de infotainment de 10” (ou 12” como extra) e para várias tecnologias de apoio à condução: assistência automática à travagem na cidade, monitorização da saída da faixa de rodagem e assistente automático de luzes, para mencionar apenas alguns sistema de uma longa lista.

Entre os opcionais encontram-se os faróis Matrix LED, estreados no Formentor. Um incremento de segurança considerável, sobretudo, dado que permite circular, durante o período noturno com os máximos ligados e sem provocar encadeamento dos outros condutores.

Existem pacotes de design para os mais entusiastas da marca. Caso do Design Pack, que inclui um spoiler traseiro específico em preto ou entre outros elementos distintivos. A carroçaria pode vir em tom mate Cinzento Magnetic ou Azul Petrol para uma ainda maior exclusividade.

O preço desta versão Cupra Leon eTSI 150 cv com Mild-Hybrid , já disponível para encomenda, é de 36.223 euros, subindo para os 37.659 euros na variante ST.