Conjugar diversão com ecologia nem sempre é fácil. E muitos fabricantes andam, por vezes, perdidos à procura do argumento certo. Do equilíbrio perfeito. A Cupra, porém, parece ter encontrado a forma de conciliar estes dois imperativos com a nova proposta do Leon eTSI 150 cv com Mild-Hybrid, uma tecnologia alimentada por um gerador de 48 volts permite reduzir consumo e emissões, além de ajudar no desempenho em certas situações, uma vez que desliga os quatro cilindros, a debitar 150 cv e 250 Nm entre as 1500 e as 3500 rpm e associada a uma muito rápida e eficaz caixa automática DSG de sete velocidades. Uma versão apetecível e que o Motor 24 teve oportunidade de conduzir nas ruelas de Madrid.
A marca anuncia uma aceleração 0-100 km/h em 8,7s (8,9s a Sportstourer) e uma velocidade máxima de 214 km/h (216 km/h), com um consumo WLTP entre os 5,6 e os 6,3 l/100 km – valor relativamente próximo, de resto, do registado depois de algumas dezenas de quilómetros na apresentação do modelo na capital espanhola; 6,9 l/100 km, sendo que em muitos momentos comprovámos o lado mais desportivo e até selvagem do Cupra Leon, sempre de resposta a todas as solicitações na ponta dos pneus e uma direção precisa como um relógio, acrescente-se…
Equipamento reforçado
O equipamento de série proposto nesta versão surge agora mais composto: faróis full LED com luz traseira “infinita” e indicadores de mudança de direção dinâmicos, difusor traseiro na cor da carroçaria com embelezadores das saídas de escape na cor Dark Aluminium e ainda com jantes de liga leve Maquinadas Sport Black & Silver de 18″.

No habitáculo, destaque para o ecrã do sistema de infotainment de 10” (ou 12” como extra) e para várias tecnologias de apoio à condução: assistência automática à travagem na cidade, monitorização da saída da faixa de rodagem e assistente automático de luzes, para mencionar apenas alguns sistema de uma longa lista.
Entre os opcionais encontram-se os faróis Matrix LED, estreados no Formentor. Um incremento de segurança considerável, sobretudo, dado que permite circular, durante o período noturno com os máximos ligados e sem provocar encadeamento dos outros condutores.
O preço desta versão Cupra Leon eTSI 150 cv com Mild-Hybrid , já disponível para encomenda, é de 36.223 euros, subindo para os 37.659 euros na variante ST.