O estado da Califórnia foi o escolhido pela Bosch e pela Daimler para ensaiar o próximo passo na condução autónoma. As duas companhias estão a ultimar processos de desenvolvimento da condução totalmente autónoma para veículos em cidade, sem intervenção de um condutor (nível SAE 4/5).

No segundo semestre de 2019, a Bosch e a Daimler vão oferecer um serviço “shuttle” de transporte com veículos autónomos, em rotas selecionadas, numa metrópole californiana. Está previsto que a Daimler Mobility Services seja a operadora desta frota de testes e do serviço de mobilidade baseado numa aplicação de smartphone.

Este projeto-piloto irá demonstrar como os serviços de mobilidade, por exemplo, a partilha de veículos (car2go), viagens “a pedido” (mytaxi) e as plataformas multimodais (moovel) podem ser interligadas de forma inteligente. Por outro lado, ambos os parceiros optaram pela empresa de tecnologia norte-americana Nvidia para fornecer a plataforma de inteligência artificial como parte da sua rede de unidades de controlo.

O “supercomputador móvel”

Para a concretização, com sucesso, dois ensaios de condução autónoma, um fator decisivo em ambiente urbano é o reconhecimento completo e total do que está em redor do veículo com o auxílio de diversos sensores. A análise e a interpretação de uma variedade de dados recebidos e a respetiva tradução em comandos de condução do veículo, tudo num tempo muito reduzido requer enorme poder de processamento, transformando-se o veículo totalmente autónomo num verdadeiro supercomputador móvel.

Por outro lado, a condução totalmente automatizada em ambiente citadino exige uma versatilidade em termos de arquitetura de sistemas e o mais elevado nível de segurança. Para se atingir este nível de segurança, as operações de processamento necessárias são realizadas em paralelo por circuitos diferentes. Isto significa que, quando necessário, o sistema tem acesso instantâneo a esses resultados de processamento paralelo.

Para o seu sistema de condução, a Bosch e a Daimler contam, assim, com uma rede de unidades de controlo constituída por várias unidades de controlo individuais. A empresa americana de tecnologia Nvidia fornece a plataforma necessária para isso, que pode “correr” os algoritmos de Inteligência Artificial (AI) gerados pela Bosch e Daimler para o movimento do veículo. A rede de unidades de controlo agrupa os dados de todos os sensores de radar, vídeo e ultrassons e (a denominada fusão de dados dos sensores), avalia-os em milissegundos, planeando os movimentos correspondentes do veículo.

Em suma, a rede de unidades de controlos tem uma capacidade de processamento de centenas de triliões de operações por segundo. Isso é tanto como vários veículos Classe S juntos poderiam alcançar e oferecer há poucos anos.

Os veículos da frota que a Daimler e a Bosch vão colocar nas estradas da Califórnia no segundo semestre de 2019 irão ter como objectivo a oferta aos clientes de um serviço de transporte automatizado em rotas selecionadas numa cidade localizada na Baía de São Francisco, em Silicon Valley. As operações de teste servirão para fornecer informações sobre como os veículos totalmente autónomos podem ser integrados numa rede de transporte multimodal.

Dentro dos limites definidos na cidade, os utilizadores podem solicitar um veículo de partilha ou que circule sem condutor. As sinergias que daqui se retirarem permitirão apresentar esta nova tecnologia noutros locais de forma faseada.

Bosch e Daimler partilham o mesmo espaço

Os funcionários da Bosch e Daimler trabalham juntos e em equipa em duas regiões: na área metropolitana de Estugarda, na Alemanha, e em redor de Sunnyvale, Silicon Valley, a sul de São Francisco, nos EUA. Os funcionários das duas empresas partilham o mesmo espaço de escritório, o que assegura uma comunicação rápida entre as várias disciplinas de trabalho e encurta os trajetos de tomada de decisão.

Os funcionários envolvidos nesta cooperação têm desenvolvido em conjunto os conceitos e os algoritmos para o sistema de condução de veículos. A tarefa da Daimler é colocar o sistema de condução dentro do veículo. Para isso, a empresa fornece os veículos necessários ao desenvolvimento, as instalações de teste e, posteriormente, os veículos para a frota de teste. A Bosch é responsável pelos componentes (sensores, atuadores e unidades de controlo) especificados durante o trabalho de desenvolvimento. Para efeitos de teste, os parceiros usam os seus laboratórios e plataformas de teste, para além dos seus respetivos locais de teste em Immendingen e Boxberg. Além disso, a Mercedes-Benz tem aprovação desde 2014 para testar veículos automatizados na região de Sunnyvale/Califórnia. A empresa também tem aprovação semelhante para a região de Sindelfingen/Böblingen desde 2016.