Nova etapa do Dakar e nova mudança de liderança nas Motos. Matthias Walkner (KTM) é o novo líder da classificação geral, depois de um dia em que José Ignacio Cornejo (Honda) foi o vencedor da tirada. Nos Automóveis, a Toyota Gazoo firmou os três melhores tempos do dia, com Giniel de Villiers a ser o mais rápido à frente de Henk Lategan e de Nasser Al-Attiyah, que se mantém no topo da geral.
Nas duas rodas, a emoção continua ao rubro, com a mudança de líder na classificação geral, desta vez com Walkner a chegar ao primeiro lugar, sendo perseguido de perto pelo anterior líder, Sam Sunderland (GasGas). A diferença entre os dois é de 2m12s, mas Adrien van Beveren (Yamaha) e Pablo Quintanilla (Honda) estão logo atrás, a 3m56s e 4m41s de distância, respetivamente.
A etapa foi ganha por Ignacio Cornejo, com o chileno da Honda a bater Kevin Benavides (KTM) por 1m26s, ao passo que Ricky Brabec (Honda) ficou na terceira posição, a 1m47s.
Joaquim Rodrigues (Hero) foi o melhor dos motards lusos, alcançando o 11º posto na tirada, a 6m43s de Cornejo, enquanto Rui Gonçalves (Sherco) ficou um pouco mais atrás, gastando mais 8m31s na 15ª posição. António Maio (Yamaha) também esteve em boa forma, ao realizar o 21º tempo, com mais 10m52s do que o vencedor do dia.
Mário Patrão (KTM) ficou com a 36ª posição do dia, com mais 26m38s, enquanto mais para trás Alexandre Azinhais (KTM) ficou em 71º, Arcélio Couto (Honda) em 89º e Pedro Bianchi Prata (Honda) em 112º.
Na classificação geral, Joaquim Rodrigues é o melhor dos representantes portugueses, na 15ª posição, sendo de notar que António Maio e Rui Gonçalves estão agora em 24º e 25º, respetivamente. Patrão está na 47ª posição, também ele a fazer uma prova muito regular, ao passo que Azinhais, Couto e Prata ocupam a 67ª, 80ª e 98ª posições, respetivamente.
Nos Automóveis, o dia foi de festa na Toyota Gazoo Racing, já que os seus três carros ocuparam as três primeiras posições da etapa, cabendo a Giniel de Villers o triunfo, com apenas nove segundos a diferenciá-los. Al-Attiyah ficou um pouco mais atrás, a 1m04s, mas conseguiu ampliar a sua vantagem sobre Sébastien Loeb (BRX Hunter) na geral, com este a fazer o quinto tempo com mais 2m11s do que o vencedor. Com isso, a diferença na geral é agora de 39m05s com vantagem para o piloto do Catar, estando Loeb cada vez mais dependente de um azar ou problema mecânico do seu rival para conseguir ganhar tempo ou chegar à primeira posição.
Miguel Barbosa (navegado por Pedro Velosa) teve um dia algo atribulado com a Toyota assistida pela Overdrive, fazendo apenas o 58º lugar da etapa, demorando mais 1h18m do que Giniel de Villiers, mantendo-se na 36ª posição da classificação geral.
Nos SSV, a dupla Luís Portela Morais e David Megre (Can-Am) fizeram o 11º tempo do dia, ao passo que Rui Oliveira e Fausto Mota (Can-Am) realizaram o 24º registo. Na geral, Morais e Megre ocupam agora a sétima posição, ao passo que Oliveira e Mota estão em 17º.