Continuando ao ataque, Nasser Al-Attiyah (Toyota Gazoo) venceu a quarta etapa do Dakar 2021, naquele que foi o seu terceiro triunfo nesta edição, acentuando a pressão sobre Stéphane Peterhansel (X-Raid MINI), que continua a ser o líder na classificação geral. Nas Motos, Joan Barreda Bort (Honda) venceu a tirada e a liderança mudou, uma vez mais, de dono. Agora, é Xavier de Soultrait (Husqvarna) o primeiro na geral. Joaquim Rodrigues (Hero) esteve em muito bom plano e foi o sexto na etapa.
Nos Autos, torna-se mais renhida a luta entre os dois primeiros na classificação geral, com Al-Attiyah a vencer pelo terceiro dia consecutivo e a aproximar-se ainda mais de Peterhansel, que foi o segundo a apenas 11 segundos. Assim, limitou os ‘danos’ e mantém a liderança da prova com 4m58s de vantagem sobre o piloto do Qatar.
Carlos Sainz (X-Raid MINI) está no terceiro lugar, mas já a 36m19s de diferença do seu colega de equipa, pelo que a luta pelo triunfo estará reservada, salvo quaisquer imprevistos, a Peterhansel e Al-Attiyah.
Ricardo Porém e Jorge Monteiro (Borgward) ocupam a 32a posição da geral, depois de terem terminado a quarta etapa no 39o lugar, com mais 34m17s do que o vencedor do dia.
Nas Motos, o cenário é bem diferente, com diversos motards envolvidos na luta pelo triunfo. Desta feita, foi Barreda Bord a vencer, com uma Honda oficial, com 6m09s de vantagem sobre Daniel Sanders (KTM), com Luciano Benavides (Husqvarna) pouco atrás, gastando mais 6m22s. Ross Branch (Yamaha), que havia ficado com a liderança após o dia de ontem, foi o quarto classificado no dia de hoje, mas perdendo 6m57s (mais um minuto de penalização), acabou por perder o comando da prova, o que atesta a ferocidade da luta pela prova na Geral.
Joaquim Rodrigues (Hero), na foto abaixo, esteve em grande forma, ao terminar a etapa em sexto, a 7m21s da frente e apenas dois segundos atrás de Xavier de Soultrait, que é agora o novo líder da competição nas duas rodas. A vantagem deste para Barreda é de apenas 15 segundos, pelo que a margem é bastante curta entre os dois da frente. Mas, atrás desse duo, há quatro motards na casa dos cinco minutos de distância separados por meros segundos – Ross Branch, Kevin Benavides (Honda), Skyler Howes (KTM) e Luciano Benavides (Husqvarna), terceiro a sexto, respetivamente. Joaquim Rodrigues é agora o 16º classificado, a 21m36s.
Rui Gonçalves (Sherco) foi o 44o mais rápido do dia, sendo agora o 28o da classificação geral, enquanto Sebastian Bühler (Hero) é 24o na geral, depois de ter sido o 25o no dia de hoje. Alexandre Azinhais (KTM) terá, ao que tudo indica, abandonado a prova devido a um problema mecânico na sua moto. Um desfecho infeliz para uma prestação que vinha a ser de grande regularidade por parte destes experiente motard.
Na categoria dos veículos ligeiros, a dupla portuguesa Rui Carneiro/Filipe Serra (MMP) foi oitava, enquanto o polaco Aron Domzala venceu a etapa, com o seu Can-Am. A outra dupla portuguesa em prova, Lourenço Rosa/Joaquim Dias (Can-Am), esteve hoje abaixo do que tem feito, com o 40º lugar. Na geral, que é liderada por Francisco Lopez Contardo (Can-Am), Rosa e Dias ocupam o 19o lugar, enquanto Carneiro e Serra estão no 42o lugar.