A Ferrari acaba de confirmar a nomeação de Frédéric Vasseur para o cargo de chefe de equipa, substituindo Mattia Binotto no arranque do novo ano.
O francês de 54 anos coloca assim um ponto final na sua ligação de seis anos à Alfa Romeo Sauber, que entretanto nomeou Andreas Seidl para o cargo depois de este ter saído da McLaren.

A saída de Mattia Binotto da Ferrari na semana passada desencadeou uma autêntica ‘dança de cadeiras’ nos organigramas das diversas equipas de Fórmula 1, gerando-se então uma cadeia de desenvolvimentos que culminou com o anúncio de Frédéric Vasseur como novo diretor de equipa da Scuderia Ferrari.

“Sinto-me honrado por assumir a liderança da Scuderia Ferrari como chefe de equipa. Como alguém que sempre teve uma paixão vitalícia pelo automobilismo, a Ferrari sempre representou o auge do mundo das corridas para mim. Estou ansioso para trabalhar com a equipa talentosa e verdadeiramente apaixonada de Maranello para honrar a história e a herança da Scuderia”, comentou em entrevista ao site oficial da F1.

Já Benedetto Vigna, CEO da Ferrari, define o novo chefe de equipa como alguém que ao longo da sua carreira “combinou com sucesso os seus pontos fortes técnicos como engenheiro com uma capacidade consistente de trazer o melhor dos pilotos e das equipas por onde passou”.

“Esta abordagem e a sua liderança são o que precisamos para impulsionar a Ferrari com uma energia renovada”, acrescentou. Recorde-se que Binotto foi bastante criticado ao longo da temporada de 2022 depois de vários erros estratégicos da equipa terem custado pontos preciosos e potenciais triunfos aos seus pilotos, especialmente, a Charles Leclerc.

McLaren e Alfa Romeo também ‘mexem’

Com a saída de Vasseur da Alfa Romeo, a equipa baseada em Hinwill, na Suíça, foi buscar o seu sucessor à rival McLaren, com Andreas Seidl a ser agora o novo responsável da equipa Alfa Romeo naquele que será o último ano da ligação da marca italiana à Sauber que, efetivamente, é quem gere o programa de competição.

Por seu turno, a McLaren promoveu Andrea Stella para o cargo de diretor de equipa já em 2023.

Também na Williams verificou-se uma novidade ao nível da gestão da equipa, já que Jost Capito anunciou também a sua saída, não se sabendo ainda onde é que o até aqui CEO da equipa de Grove irá trabalhar a seguir.