Deformis 10: Misturaram os 10 carros mais feios da história e nasceu isto

13/05/2023

Empresa britânica criou automóvel único com partes diferentes dos 10 carros mais feios da história. O resultado surpreende…

Depois do Omnia Novus, o carro fictício que combinava elementos-chave do design de 250 automóveis diferentes atualmente em comercialização, os britânicos da Hippo Leasing voltaram a criar um modelo inédito, a partir de outros que estão ou estiveram no mercado. Mas, agora, os especialistas desta empresa líder em aluguer e soluções de renting para viaturas quiseram perceber o que aconteceria se misturassem os piores designs da história num único automóvel. O resultado é este Deformis 10, um modelo que, como o próprio nome já sugere, não deve muito à beleza…

Tudo começa numa lista com 116 nomes, que resultaram da compilação dos 20 artigos mais vistos de sempre na internet sobre mau design automóvel. O ranking foi depois organizando tendo em conta o número de referências, até à obtenção do que se convencionou ser o ‘top10’ dos mais horríveis da indústria.

Então, os especialistas dedicaram-se a isolar os elementos do estilo mais marcantes de cada carro, que usaram para iniciar a construção do Deformis 10, sobre a base rolante de um Nissan Juke da primeira geração. «Escolhemos o Nissan Juke como ponto de partida, devido ao seu formato invulgar», explica o diretor geral da empresa, Tom Preston.

Nesta base foram acrescentadas partes dos outros modelos eleitos, mantendo-se o capô com as luzes tão características do SUV da Nissan, mas adicionando-se por exemplo o para-choques inferior do Toyota Prius, as óticas do Ford Scorpio, a grelha do Chrysler PT Cruiser e, por último, protuberância no capô do Fiat Multipla.

Na parte traseira, o Deformis 10 tem as linhas quadradas decalcadas de um Nissan Cube, com a estranha janela traseira que não foi vista em mais nenhum veículo de produção em série. Os farolins traseiros e o para-choques inferiores foram emprestados SsangYong Rodius, outra beldade…

Olhando atentamente, conseguirá ainda reconhecer os painéis laterais do Honda Civic Type R, enquanto as cavas das rodas e a tampa do depósito de combustível rementem para o Pontiac Aztek. O desenho das jantes é do AMC Pacer, clássico americano da década de 70.

A cor é a mais feia para automóvel

Cereja no topo do bolo, para o Deformis 10, a Hippo Leasing escolheu nada menos do que a cor mais feia alguma vez usada em automóveis. Para chegar a este «tom trigo», a equipa de investigadores realizou uma busca exaustiva na Internet através de uma série de palavras-chave que permitiu perceber qual era considerada a cor mais detestável para o maior número de utilizadores.