Depois dos SUV, Porsche ataca outro segmento da moda

13/03/2023

A Porsche chocou os seus fãs mais puristas quando apresentou o primeiro automóvel da marca com o formato SUV da moda, que é hoje parte essencial do seu negócio. E se lhe dissermos que, depois dos SUV, a marca alemã de carros desportivos vai aderir a outro segmento em franca expansão, o das caravanas!

O caravanismo nunca esteve tão em alta e o fenómeno está a atrair cada vez mais empresas, o que está a obrigar os fabricantes tradicionais a acelerar na oferta de mais e melhores alternativas.

A Airstream é um dos mais reputados fabricantes de caravanas, a mais antiga do género, tendo sido fundada em 1934, e famosa pelos seus modelos em alumínio, cuja popularidade também se deve à qualidade posta na construção e à alta taxa de sobrevivência dos produtos da empresa com sede em Jackson Center, Ohio (EUA).

Valores de uma marca centenária que combinam fantasticamente com a tradição e o design de ponta da Porsche. Pelo menos, a avaliar pelo primeiro fruto da colaboração entre os dois emblemas, uma caravana futurista mostrada pela primeira vez no festival South by Southwest, em Austin, no Texas. Um concorrido festival de música e cinema, dedicado a todo o tipo de manifestações artísticas e que foi o palco escolhido para a exposição da primeira maqueta da Airstream Studio F. A. Porsche Concept Travel Trailer.

Entre os elementos-chave desta caravana que representa a chegada da Porsche a um mercado em franco crescimento, destaca-se a aerodinâmica, com uma secção traseira desenhada especificamente para otimizar o fluxo do ar e minimizar a resistência aerodinâmica. Isto aliado a uma suspensão pneumática que ajusta a altura do remoque para melhorar a eficiência e a utilização massiva da fibra de carbono em elementos essenciais para a redução do peso do conjunto da caravana Airstream-Porsche, sem prejuízo das credenciais dinâmicas e de robustez.

As formas compactas do modelo com apenas duas rodas permitem parquear o veículo numa garagem, embora nada falte para umas férias na natureza em conforto e segurança.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.