Popularizada pelos jovens condutores japoneses, que passavam muitas das suas noites em estradas montanhosas, a prática do drift rapidamente se disseminou entre diversas culturas, sendo hoje conhecida de forma transversal dos Estados Unidos da América à Europa.

Na prática, o drift consiste na arte de efetuar derrapagens controladas de grande espetacularidade, havendo já diversas competições do género em que os pilotos e as máquinas se desafiam para protagonizar derrapagens de belo efeito.

Os automóveis de tração traseira são os que predominam neste capítulo, uma vez que as derrapagens são mais facilmente controladas nestes. Um dos mais populares é o Toyota Corolla AE86 (conhecido no Japão como ‘hachi roku’, tradução de 86), mas outros, como os Nissan Skyline (GT-R) e Silvia, Mazda RX-7 ou BMW M3 são também muito utilizados.

Num momento em que uma grande parte da população está confinada ao seu domicílio devido à pandemia de Covid-19, nada melhor do que ‘viajar’ com estes autênticos ‘artistas’ do volante.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.