Os SUV são o formato de carroçaria da moda na indústria automóvel e, como eucaliptos, parecem secar tudo à sua volta. Entre as espécies ameaçadas estão as tradicionais berlinas de três volumes bem vincados, que continuam a desaparecer dos catálogos dos construtores. Estas são algumas que deixam saudades.

Segundo o Observador Cetelem Auto 2022, a previsão de crescimento do setor automóvel para este ano é de 0,14%, obviamente sustentada pela necessária normalização no fornecimento dos semicondutores. O que significa que o mercado se manterá próximo dos níveis alcançados em 2021, com os construtores a concentrarem-se na produção de modelos com margens mais elevadas, como é o caso dos SUV. Para segundo plano passam… todos os outros formatos, berlinas incluídas.

O Renault Talisman, topo de gama da marca francesa, é o mais recente a perder terreno para os formatos da moda. De acordo com fontes do construtor, o modelo tem os dias contados e será descontinuado sem deixar substituto na Europa.

Junta-se a um conjunto de modelos que deixaram saudades.

Ford Mondeo

Lançado em 1993, o Mondeo vai desaparecer para dar lugar aos SUV no Velho Continente a partir deste ano. De acordo com os dados oficiais, cerca de 40% dos modelos de passageiros vendidos pela Ford foram SUV, números que justificam a decisão de sacrificar o Mondeo na estratégia da marca norte-americana, deixando de ser produzido em março de 2022.
Ford Mondeo

Honda Accord

Se, na Europa, os modelos de três volumes foram perdendo relevância ao longo dos últimos anos, em mercados como o americano o formato familiar continua a ter adeptos. É, por exemplo, no lado de lá do Atlântico que a Honda continua a comercializar uma nova geração do Accord, que se despediu do Velho Continente em 2015. O modelo que era alternativa às referências alemãs marcou pela sua fiabilidade acima da média e pelo ótimo turbodiesel 2.2 i-DTEC, disponível nas versões de 150 e 180 CV.

Honda Accord

Hyundai i40

Em 2018 conhecemos o último ‘restyling’ da berlina sul-coreana, que se destacava pelo compromisso ótimo entre equipamento, habitabilidade e preço. Apesar disto, e de uma estética futurista que fazia rodar muitas cabeças à sua passagem, o Hyundai i40 teve sempre uma carreira comercial discreta entre nós.

Hyundai i40

Kia Optima

A enorme popularidade do Sportage e a boa aceitação do Sorento, dois SUV, condenaram o Optima, topo de gama com muitos trunfos e que chegou a estar disponível com uma potente motorização híbrida plug-in com 205 cv combinados e uma bateria de 9,8 kWh. Com 4,86 ​​metros de comprimento, a bagageira com 510 litros não acompanhava as referências do segmento.

Kia Optima

Seat Toledo

Este modelo de três volumes e cinco portas foi o primeiro Seat desenvolvido na Catalunha sob a égide do Grupo VW. Foi produzido entre 1991 e 1999 e ganhou um lugar na historia da marca, apesar da marca ter descartado este tipo de carroçaria do seu catálogo em 2019. O modelo da última geração era fabricado na unidade checa da Skoda, em Mladá Boleslav, ao lado do Rapid. Em 2017, foram vendidas 6726 unidades do Toledo na Europa, ‘contra’ quase 150 mil unidades do Leon.

Seat Toledo

Toyota Avensis

A última atualização à versão europeia da berlina japonesa produziu-se em 2016, mas a decisão da Toyota em parar a produção do modelo foi tomada pouco depois. Como a marca não quer prescindir da presença no segmento familiar, cuja representatividade nas frotas ainda é significativa, o Avensis foi substituído pelo regressado Camry, um modelo de representação global.
Toyota Avensis

Volkswagen Jetta

Após o ‘restyling’ no final de 2014, o Volkswagen Jetta europeu não recebeu uma nova geração. O modelo com dimensões aproximadas às de um Skoda Octavia, plataforma, motores e componentes partilhados com o Golf VI, era uma boa alternativa ao Passat, pois oferecia 510 litros de espaço para bagagem.

VW Jetta

Volvo S40

A berlina da Volvo foi descontinuada no início da segunda década deste século. Com 4,47 metros de comprimento, o S40 não teve sucesso na missão de se assumir como alternativa a modelos como o Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, apesar do preço mais baixo.

Volvo S40

O que queremos saber agora é que outro modelo colocaria nesta lista:

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.