A DS já desvendou (quase) tudo sobre o Nº8, espécie de SUV-coupé 100% elétrico que marca o início de uma nova era para a marca ‘premium’ do grupo Stellantis.
Texto: João Ouro
O lançamento no mercado europeu ocorrerá em meados deste ano, inclusive em Portugal, sendo possível adiantar que a versão equipada com a bateria de maior capacidade (97,2 kWh) atingirá, previsivelmente, uma autonomia de até 750 km. Preços estimados desde 62.500 euros.
O novo porta-estandarte da DS é inspirado no ‘concept’ Aero Sport Lounge e herda muitos traços desse protótipo, sendo possível defini-lo como uma espécie de SUV-coupé. Essa categorização é discutível, mas tanto as dimensões como as linhas ‘fastback’ da carroçaria projetam um automóvel invulgar, ao qual foi dada atenção muito especial ao nível da aerodinâmica. A escolha da designação Nº8 é outro dos detalhes inéditos, estando já confirmada que esse tipo de simbologia terá continuidade nos próximos lançamentos.
O formato e a imagem ‘fora da caixa’ do Nº8 são aspetos a reter com o modelo a recorrer à arquitetura técnica da nova plataforma STLA Medium da Stellantis. Mede 4,82 metros de comprimento e a distância entre eixos é de 2,90 metros, enquanto a largura não ultrapassa 1,90 metros, tendo uma altura de 1,58 metros. O coeficiente aerodinâmico anunciado é de 0,24 (Cx), nada mais do que o melhor resultado entre todos os SUV atuais do grupo Stellantis.
Apesar dos pesos entre 2130 kg e 2289 kg, consoante a versão, as baterias de elevada capacidade (de 74 kWh a 97,2 kWh) garantem autonomias alargadas, com a versão de 97,2 kWh a apontar cerca de 750 km em ciclo combinado (WLTP) e acima de 500 km em autoestrada, muito por culpa do grande trabalho aerodinâmico efetuado. Nesse domínio destaca-se a posição rebaixada do capot, assim como o para-brisas mais recuado e o fundo plano da carroçaria, além de jantes especiais e entradas de ar otimizadas na parte inferior do para-choques dianteiro. A linha descendente do tejadilho até à traseira e as ‘asas’ esculpidas à retaguarda são outros aspetos que também beneficiam a eficiência.
As potências dos motores elétricos variam entre 260 cv, 280 cv e 375 cv, numa gama com versões de tração dianteira (FWD) e de 4 rodas motrizes (AWD).
O alcance de até 750 km entre recargas está associado à versão FWD ‘Long Range’ equipada com bateria de 97,2 kWh (400V, 280 cv). Na versão de entrada de 260 cv e tração dianteira (FWD), a bateria é de menor capacidade: 74 kWh (autonomia prevista de até 572 km).
No topo da gama, variante AWD (tração integral) com dois motores elétricos (um por cada eixo) e 375 cv, associada à bateria de 97,2 kWh, atingindo previsivelmente 686 km entre recargas. Note-se que existem três graus de intensidade para recuperação da energia das travagens e das desacelerações, a par da função ‘One Pedal’. Na versão AWD acrescem os modos de condução ECO, Normal, Sport e AWD.
A potência máxima de carregamento em corrente contínua (DC) é de até 160 kW (27 minutos dos 20% aos 80% da carga), sendo admissível cargas AC de 11 Kw (6h10 m) ou de 22 kW (em opção: 3h20 m). A velocidade máxima para todas as versões está limitada a 190 km/h. Aceleração 0-100 km/h em apenas 5,4 segundos na versão AWD e de 7,7 s/7,8 s nas restantes.
As baterias de iões de lítio NMC são produzidas em Billy-Berclau Douvrin (França) pela ACC, ‘joint-venture’ fundada pela Stellantis. Já os motores elétricos são construídos em Trémery (França), pela empresa-parceira Emotors.
Primeira Classe
Segundo a DS, o habitáculo do N°8 redefine os padrões de conforto da categoria e reflete uma nova ‘arte de viajar’, agregando inúmeras tecnologias de vanguarda, inclusive ao nível da iluminação (DS Pixel Vision: faróis adaptativos e direcionais) e das assistências automáticas à condução. As ajudas eletrónicas são vastíssimas e o modelo também recorre a novas suspensões à frente e atrás, tendo amortecimento variável (Active Scan Suspension) apoiado por sensores e câmara no topo do para-brisas.
Entre as inovações destacam-se o sistema Night Vision (por câmara de infravermelhos), espelho retrovisor de visão convencional e digital, cruise-control preditivo e adaptativo, inclusive com manutenção e mudança de faixa semiautomática, alerta de tráfego cruzado à retaguarda (por radar), aviso da atenção do condutor (com duas câmaras) e recurso a 12 sensores ultrassónicos, assim como a câmara traseira.
O habitáculo é amplo e os materiais são ‘premium’ (pele sintética, alumínio e Alcantara), a que se junta uma iluminação interna sofisticada, além de bancos ventilados, aquecidos e com função de massagens. O ecrã tátil central é de 16” e o Head-up Display integra realidade aumentada, podendo contar-se ainda com tejadilho panorâmico em vidro (laminado) e sistema Hi-Fi 3D da Focal de 690W.
O desenho do volante em X é inovador (em pele) e o painel digital em frente ao condutor é de 10,25”. Existem dois níveis de acabamentos internos – Pallas e Étoile – e três tipos de ambientes. A bagageira atinge uma volumetria de 620 litros e o portão conta com abertura automática.