Branco! O branco volta a ser, pelo sétimo ano consecutivo, campeão de vendas depois de contabilizadas todas as encomendas de carros novos nos principais mercados mundiais.

A revelação é da Axalta Coating Systems, através de um estudo que confirma que 39% dos condutores optam pelo branco como cor principal da carroçaria no automóvel novo.

Números que condizem com os resultados apresentados pela espanhola Seat, que destaca as preferências no mercado ‘doméstico’, onde aquela cor representa quase metade do total de novas encomendas.

Segundo os dados daquelas empresas, a tendência é um fenómeno global, mas a sua importância difere de região para região. Na China por exemplo, seis em cada dez carros vendidos são brancos; na Europa e nos Estados Unidos, o branco é a cor escolhida por 25% dos proprietários de carro novo.

“É uma cor limpa, versátil e que em países com muita luz e calor no verão reflete a luz solar, como as casas das ilhas do Mediterrâneo, que são brancas e ajuda a um melhor bem-estar”, explica Jordi Font, responsável departamento de Color & Trim da marca espanhola.

No caso da Seat, nos dez principais mercados da marca o branco reúne consenso, com exceção do mercado holandês, onde se vendem mais carros pretos.

O preto será a segunda cor a nível mundial, representado 16% do mercado. No Japão, 22% dos automobilistas são fãs desta cor forte. Ao contrário, na Índia muito raramente se vende um carro preto; no Turquemenistão é cor que todos evitam, por ser mau presságio, associado à má sorte!

“Há muitos fatores que explicam as diferenças entre as regiões. Desde o clima até às cores que estão associadas à boa ou má sorte, passando pelos países onde o automóvel continua a ser um símbolo de status e por isso os clientes optam por cores mais elegantes.”, acrescenta Jordi Font.