A forma mais barata de aderir à propulsão elétrica é… não trocar de carro! Graças a empresas como a e-Revolt, há cada vez mais soluções para converter o seu automóvel de todos os dias, a gasolina ou Diesel, num veículo a baterias.
O preço ainda elevado dos automóveis elétricos novos é, frequentemente, apontado como um dos principais obstáculos à massificação da tecnologia. Mas imagine não ter de trocar o seu carro atual, a gasolina ou a gasóleo, para mesmo assim passar a conduzir um elétrico.
Essa é a proposta das várias empresas que já existem especializadas na conversão de veículos com motores de combustão interna (ICE) para EV. Caso da e-Revolt, start-up sediada na Alemanha, que acredita ter resolvido um dos problemas deste tipo de operações: reduzir o tempo de espera dos clientes para apenas oito horas.
Além disso, o kit de conversão da e-Revolt é compatível com 42 modelos diferentes dos principais fabricantes de automóveis – incluindo Volkswagen Golf e Polo, Audi A3 e Seat Leon.
De acordo com os responsáveis, o tempo de espera muito mais curto, em comparação com as soluções existentes, é a chave. “Retiramos o motor de combustão e temos uma estrutura que aproveita os pontos antigos do motor”, explicou Timo Walden, gerente de projetos da e-Revolt e um dos primeiros investidores da empresa.
Podemos facilmente trocar apenas o motor pelo novo quadro e os componentes. E é por isso que somos muito mais rápidos que uma solução individual.
A empresa afirma que normalmente leva em média cerca de um dia para concluir o processo, que inclui retirar o antigo bloco do motor do carro e substituí-lo pela tecnologia patenteada de bateria e estrutura do motor, bem como a digitalização completa do veículo.
Custando entre 12.000 e 15.000 euros para concluir o trabalho, é uma alternativa para muitos consumidores que atualmente não conseguem esticar os seus orçamentos para comprar um novo automóvel 100% elétrico.
“Penso que há uma forma de trabalharmos juntos no futuro, porque as empresas sabem que a verdadeira solução é não deitar fora sempre o carro”, afirmou Walden ao Euronews Next.
As baterias instaladas nos automóveis convertidos pela e-Revolt permitem uma autonomia estimada entre 250 a 300 km com uma única carga, mas o foco da empresa está agora em melhorar esse desempenho rapidamente.
“Este é um ponto positivo, porque os nossos carros ou as nossas soluções são modulares. Então, se, por exemplo, um dia tivermos acesso a uma bateria melhor, não precisaremos do tempo que um OEM [fabricante de equipamento original] normalmente necessita (dois, três anos ou mais), para colocar esta nova bateria no veículo (…) tudo, cada componente pode ser trocado por um componente diferente”, concluiu aquele responsável.