E vão oito! Civic Type R bate novo recorde antes de passar à reforma

12/02/2022

Depois de Hungaroring, Estoril, Silverstone, Spa-Francorchamps, Bathurst, Magny Cours e Suzuka, desportivo da Honda despede-se com recorde no circuito australiano de The Bend Motorsport Park.

O novo Civic Type R já foi apanhado em testes e revelado com a carroçaria coberta por uma densa camuflagem e ainda sem dados técnicos conhecidos, sabendo-se só que a Honda vai usar um motor unicamente de combustão interna (enquanto os Civic ‘normais’ serão apenas híbridos), de potência superior ao 2.0 VTEC Turbo que ainda dá cartas no modelo atual.

De tal forma que, a poucos meses de passar à reforma, o Type R da geração FK8 ainda bate recordes para carros de tração dianteira.

O compacto japonês foi até ao circuito australiano de The Bend Motorsport Park para bater o seu oitavo recorde em pista, primeiro com a volta mais rápida em modelos de produção com tração dianteira com um CTR normal. Depois, repetiu o feito com um Limited Edition, que conseguiu ser um segundo mais rápido!

O piloto Tony D’Alberto, que corre no Australian GT Championship e no Australian Endurance Championship, percorreu os 4,95 km do circuito australiano em 2m12,260s, batendo assim o anterior máximo por diferença de mais de dois segundos.

Para o recorde, o Civic Type R Limited Edition estava equipado com jantes forjadas em alumínio BBS, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, suspensão reconfigurada, direção reprogramada.

O Civic Type-R (FK8) que vai sair de cena no final do ano tem no currículo o recorde nos circuitos de Hungaroring, Estoril, Silverstone, Spa-Francorchamps, Bathurst, Magny Cours e Suzuka, tendo sido batido pelo Renault Mégane RS Trophy-R em Nürburgring.