eBussy: o elétrico que pode ser dez carros diferentes

26/07/2020

O eBussy é o verdadeiro elétrico 10 em 1, utilizando plataforma modular que permite a variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes: Standart, Basis I, Basis II, Pickup, Kipper, Pick-up Bus, Transporter, Koffer, Cabrio e Camper.

Alguns dos principais ‘players’ da indústria automóvel parecem acreditar que a eletrificação do automóvel será mais rápida no segmento dos veículos comerciais com vocação vincadamente urbana. E um número importante de que pequenas empresas especializadas na produção da tecnologia mostram cada vez mais interesse em disputar este mercado promissor. Entre as candidatas na linha da frente a alemã Electric Brands, que acaba de apresentar eBussy, um veículo multiusos pensado para oferecer não uma solução de transporte, mas… dez!

Desde furgão de mercadorias, a uma pequena pick-up, passando a minibus ou até autocaravana, as faces possíveis do eBussy contam-se pelos dedos das duas mãos, podendo optar-se também, de forma muito fácil e prática (graças à tecnologia ‘drive by wire’, pela configuração de volante à esquerda ou à direita, de acordo com o mercado.

Apesar da ampla gama de carroçarias à disposição, o elétrico da Electric Brands tem sempre vincada vocação urbana, como se percebe facilmente pelas dimensões muito contidas dos conjuntos. O peso também é reduzido, oscilando entre os 450 e os 600 kg, dependendo da versão, sempre equipado com sistema de propulsão formado por motores elétricos instalados nas rodas, que produzem apenas 20 cv de potência, mas expressivos 1000 Nm de binário máximo. Na versão base, o modelo dispõe de bateria com 10 kWh de capacidade, para cerca de 200 quilómetros de autonomia; a bateria de 30 kWh, em opção, permite percorrer 600 quilómetros entre carregamentos.

O eBussy chegará aos principais mercados europeus em 2021, estando já disponível para encomendas, com valor de reserva de 1.000 euros. Os preços de venda arrancam nos 15.800 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.