EMEL volta a fiscalizar dia 11 de maio

07/05/2020

Lisboa- 3 Outubro 2018 - Lisboa, 03/10/2018 - Reportagem com agentes de fiscalização da EMEL (Joao Silva/ Global Imagens)
Fiscalização de parques e parquímetros sob gestão da EMEL volta já no próximo dia 11 de maio. Veículos do Serviço Nacional de Saúde continuam com estacionamento gratuito até dezembro deste ano.

A Empresa Municipal da Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), que suspendeu a sua atividade de fiscalização no dia 16 de março, vai voltar a fiscalizar os parquímetros e parques sob sua gestão no dia 11 de maio.

Em comunicado, a EMEL explica, porém, que manterá o “estacionamento gratuito dos veículos de residentes com dístico válido (e a todos os a quem já tenha sido garantido acesso) no conjunto dos parques de estacionamento da EMEL, até ao dia 30 de junho”. A empresa revela ainda a “manutenção da extensão automática de todos os dísticos atribuídos até junho de 2020, ou até junho de 2021 para dísticos renovados a partir de 1 de março”.

A EMEL garante ainda a criação de um processo interno com vista a “processar com urgência pedidos de dísticos novos, como forma de resposta aos residentes que porventura possam não ter solicitado o dístico, até ao momento, e que estejam interessados em fazê-lo”. O atendimento presencial, de resto, acontece dia 1 de junho.

As equipas de saúde das unidades do Serviço Nacional de Saúde, por sua vez, continuarão a ter direito a “estacionamento gratuito até dezembro de 2020”.

Em entrevista ao Motor 24, o presidente da EMEL, Luís Natal Marques, admitiu que, durante o período de confinamento provocado pela covid-19, os prejuízos acumulados são expressivos. “A principal questão prende-se com a suspensão da tarifação na rua e a ausência de receitas nos parques da empresa, cujos valores são mais expressivos nas receitas globais da EMEL. Estaremos a falar de um valor que rondará os 10 milhões de euros”, disse o responsável.