Encontram dois protótipos da Nissan num ferro-velho

13/03/2022

A Nissan não quer nenhum dos dois protótipos que brilharam em salões automóveis nos anos 2000. E, no museu, não há espaço…

Pode parecer contraditório, mas as sucatas estão repletas de objetos com valor e alguém acaba de encontrar, entre amontados de peças estragadas e carcaças de automóveis velhos, dois protótipos da Nissan, na fila para serem desmantelados.

Normalmente, os protótipos com relevância numa marca são guardados em museus ou coleções privadas. Outros seguem para as oficinas para serem reciclados e alguns acabam como sucata. No Facebook, o utilizador com o nome Joshua Dayton Cooper publicou várias imagens tiradas num ferro-velho nos arredores de Nashville, Tennessee, onde estavam largados o Nissan Quest Concept de 2002 e o Bevel, estudo apresentado em 2007 pela marca japonesa.

Os dois protótipos antecipavam modelos de produção em série para o mercado norte-americano (o Quest foi lançado com imagem praticamente decalcada a papel químico deste Concept), mas aparentemente deixaram de ter relevância e lugar no Nissan Heritage Collection, que fica exatamente em Nashville.

De acordo com as declarações de um porta-voz da Nissan ao “The Drive”, os dois modelos chegaram ao fim de um “plano de alienação de longo prazo”. E, ao “CarScoops”, um dos diretores do Lane Motor Museum, que alberga a Nissan Heritage Collection, deu mais uns detalhes: “Eles (Nissan) ofereceram-nos os modelos primeiro, mas nós não temos espaço para eles… estes carros viveram na nossa cave durante anos.” disse Rex Bennett.

Porque são dispensáveis? “Eles não podem ser conduzidos. E isso é um problema.”, acrescentou aquele responsável.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.