Limite de 30 km/h começa a ser contestado em várias regiões de Espanha, que ponderam voltar a aumentar a velocidade máxima em cidade.

No passado dia 11 de maio, Espanha adotou novos limites de velocidade na maioria das suas estradas urbanas, mas a medida, já com eco a nível europeu (Portugal incluído), está a criar resistência. Automobilistas e responsáveis políticos contestam a lei que estabelece a velocidade máxima de circulação de 30 km/h para proteger os utentes mais vulneráveis.

Em causa estão problemas relacionados com um alegado aumento dos congestionamentos de trânsito, dos níveis de contaminação e do risco de avarias nos veículos.

Assim, pouco mais de um mês desde a entrada em vigor da nova lei, algumas cidades já ponderam voltar a aumentar a velocidade máxima. Málaga foi a primeira cidade que estuda o regresso do limite de 50 km/h. Agora, Ponferrada (León) e San Sebastián juntam-se nesta tomada de decisão.

Em Ponteferrada reduziu-se para 30 km/h a velocidade máxima permitida nas principais vias de acesso à cidade e, depois de três semanas de testes, com estudos realizados, a maioria destas estradas voltará à regra antiga. Em declarações ao Diario de León, fonte do município com mais de 66 mil habitantes afirmou que a redução do limite da velocidade provocava um “abrandamento desnecessário do tráfego” e tem um “impacto negativo”. Só uma avenida da cidade deverá manter o limite de 30 km/h devido à sua alta taxa de sinistralidade.

No caso de San Sebastián, cidade turística na Baía de Biscaia, foi anunciado que se irá proceder à correção do limite de velocidade para evitar os recentes atrasos na rede de transportes públicos da cidade.