A Chang Li, por exemplo, marca da chinesa Changzhou Xili Vehicle, com décadas de experiência na produção de populares triciclos e quadriciclos, não estará na linha de prestígio de empresas como a Aiways ou a BYD (a primeira, já opera em Portugal; a segunda chega pela mão da Caetano Tec durante o mês de maio), valendo-se do preço como principal argumento de vendas.
Chama-se S1-Pro, vende-se na internet e está longe de ser máquina tecnicamente evoluída, mas tem tudo o que pode pedir-se ao automóvel elétrico mais barato do mundo: quatro rodas, volante (que pode ser redondo ou o convencional guiador de moto) e um motor elétrico, que não sendo um poço inesgotável de força, com 1,5 cv de potência, é capaz de acelera até aos 50 km/h.
Dependendo do tipo de bateria utilizada, o modelo pode percorrer até 50 quilómetros com uma carga completa. O carregamento varia entre sete e dez horas.
Pode ser comprado na plataforma digital Alibaba, por um preço de referência a rondar os 900 euros, mas só para quem encomendar mais de 24 unidades…
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