O Ford Anglia foi um automóvel de sucesso da Ford, concebido pela Ford UK, durante quatro gerações de 1939 a 1967, sendo também ele o antecessor de outro modelo de sucesso, o Ford Escort. Em 1959 é lançada a última geração do Anglia, conhecida pelo código 105E, com um design inspirado nos automóveis americanos, mas de dimensões mais compactas.
O motor adoptado pelo Anglia 105E era o novo motor Kent, de quatro cilindros, 997cc de cilindrada e válvulas à cabeça. Em Setembro de 1962 é lançado o Anglia Super, com o código 123E, equipado com um motor Kent de maior capacidade, de 1.198cc de cilindrada, no entanto, as performances continuaram a não ser o ponto forte do Anglia.
Ainda assim, a Ford França decidiu apostar nos ralis com o Ford Anglia Deluxe, alinhando com cinco exemplares no Rallye de Monte Carlo de 1962, nascendo assim a Ecurie Ford France. Para o ano de 1963 a equipa decidiu apostar no Ford Cortina e os Anglia deixaram de ser utilizados.
Um dos exemplares utilizados pela equipa é o automóvel presente neste artigo com o chassis D22B433559. Este mesmo Ford Anglia foi ainda utilizado por Henri Greder no Tour de Corse de 1962.
Após deixar de ser utilizado pela equipa oficial, este Anglia passou para Jean-Claude Mazeau, que geria um concessionário Ford, continuando a competir com ele até 1970. O Anglia acabou por permanecer nas instalações de Mazeau por quase 40 anos, ficando assim no seu estado original de quando fez o seu último rali.
No passado dia 30 de Junho foi levado a leilão, através de um evento levado a cabo pela Artcurial aquando das 24h de Le Mans, sendo vendido por 16.688 euros.