Este furgão da Mercedes é na verdade uma casa-forte com rodas

29/09/2020

A americana AddArmor é um dos preparadores de referência na produção de viaturas blindadas de luxo, dirigidos a um tipo de cliente exigente, com necessidade de se deslocar num carro à prova de bala, mas sem prescindir de todo o conforto possível numa viatura do género.

No vasto catálogo de que já dispõe, a empresa destaca esta Mercedes-Benz Sprinter, que classifica como uma casa-forte móvel, ideal para executivos, celebridades ou atletas preocupados com a sua segurança.

O modelo admite várias configurações do interior, podendo estar equipada com cozinha, uma casa de banho e uma zona para pernoitar, mas a mais popular é esta versão tipo minibus de luxo voltado para o entretenimento. Com uma distância entre eixos de mais de quatro metros, não falta espaço em todas as direções, nem opções para personalização de acordo com o gosto do cliente, que poderá optar pela luxuosa configuração de apenas quatro lugares traseiros, com confortáveis poltronas, uma mesa ao centro e um enorme ecrã multimédia integrado na estrutura que separa posto de condução e passageiros.

O habitáculo é reforçado em todos os cantos, incluindo vidros à prova de balas, sistema de recirculação de ar no habitáculo e uma proteção especial para componentes como a bateria, todos os sistemas eletrónicos do carro e para o depósito de combustível. A AddArmor utiliza na conceção dos seus modelos material sintético à prova de bala desenvolvido pela International Armoring Corporation que é material é 60 por cento mais leve que uma cobertura blindada comum, e promete ser dez vezes mais resistente, o que permite não aumentar exageradamente o peso das suas versões, ao mesmo tempo que consegue homologar a sua preparação no nível B6, capaz de resistir a explosões de granadas.

A melhor defesa é o ataque

Mas a juntar ao completo pacote de medidas de proteção especial, a Sprinter da AddArmor dispõe de equipamentos para repelir os atacantes, incluindo arma sónica – emprega ondas sonoras para ferir, incapacitar, ou mesmo matar qualquer ser vivo – , choques elétricos nos puxadores das portas, disparo de gás-pimenta e cortina de fumo.

A empresa não revelou o preço final de uma destas versões de topo do seu furgão de passageiros, mas o Executive Protection Package oferece soluções de proteção a partir dos 30.000 euros.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.