Este SUV das arábias é o maior do mundo

12/03/2023

A imagem aventureira dos SUV está na moda, mesmo se a grande maioria não dispõe das aptidões off-road que esse ar de evasão pressupõe. Não é o caso do Dhabiyan, que é, provavelmente, o maior SUV do mundo, com dez rodas gigantes para ultrapassar todo o tipo de obstáculos em fora de estrada.

É mais um dos excêntricos veículos na coleção privada do xeique Hamad Bin Hamdan Al Nahyan, membro da família real dos Emiratos Árabes Unidos – o mesmo que mandou escrever o seu nome no deserto em letras tão grandes que podem ser lidas do espaço. Dono da maior coleção de veículos 4×4 do mundo, o “xeque do Arco-Íris”, como ficou conhecido pelas cores excêntricas que escolhe para muitos dos automóveis que compõem a sua gigante frota privada, tem também na garagem um Hummer H1 de 6 metros, equipado com escritório, cozinha e casa de banho.

O Dhabiyan é ainda maior, tem 10 metros de comprimento e pesa quase 25 toneladas, mais do que sete exemplares do Hummer juntos!

Para movimentar este veículo de dimensões e peso tão avantajados, fabricado sobre a base rolante do camião militar Oshkosh M1075, recorreu-se a um motor a gasóleo Caterpillar, com 15,2 litros de capacidade e mais de 600 CV de potência.

Integra o espólio do Museu Nacional do Automóvel dos Emiratos Árabes Unidos, onde já está também o maior Jeep Willys conhecido e a maior caravana do mundo, com cinco andares, oito quartos e mais de 20 metros de comprimento.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.