Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes são os 20 automóveis de zero emissões mais vendidos do mundo

1 - Tesla Model 3 145.846 unidades vendidas Ainda antes de entrar no mercado europeu, o novo modelo da Tesla S já conseguiu ser o carro elétrico mais vendido do mundo.
2 - BAIC EC180/BJEV EC3 90.637 unidades vendidas O carro chinês mais vendido no mundo é um pequeno SUV urbano, disponível também em mercados emergentes, com a marca BAIC.
3 - Nissan LEAF 87.149 unidades vendidas O modelo elétrico disponível em mais países do mundo consegue concorrer num segmento onde é mais caro que os tradicionais carros a gasolina.
4 - Tesla Model S 50.045 unidades vendidas Aquele que é o carro elétrico de luxo mais rápido mantém toda a concorrência das marcas tradicionais bem longe.
5 - Tesla Model X 49.349 unidades vendidas Depois do Model S, o SUV de luxo elétrico vem logo a seguir. Se não existissem SUVs, as vendas deste iriam para o Model S, que seria o segundo elétrico com mais vendas no mundo.
6 - Byd Qin PHEV 47.542 unidades vendidas O híbrido plug-in mais vendido do mundo é um carro chinês com aspeto tradicional, que se pode estacionar à distância. Tem expressão limitada fora do país de origem.
7 - JAC ieV7 S 46.586 unidades vendidas Mais um SUV chinês, desta vez com algum estilo, derivado do JAC Refine S7, mas não é exportado para fora da China.
8 - Byd e5 46.251 unidades vendidas Segundo modelo da Byd nesta lista, também de aspeto tradicional, derivado do Byd G3, mas agora 100 por cento elétrico. Também é exportado para alguns países.
9 - Toyota Prius Prime/PHEV 45.686 unidades vendidas A versão plug-in do Prius é mais cara que o modelo de origem, mas tem algumas vantagens, como uma autonomia de 50 km.
10 - Mitsubishi Outlander PHEV 41.888 unidades vendidas Renovada o ano passado, esta nova evolução é bem mais eficiente (faz 54 km em modo elétrico) e faz com que um SUV de grandes dimensões ande na cidade sem poluição.
11 - Renault Zoe 40.313 unidades vendidas Continua a ser o modelo citadino elétrico mais vendido do mundo, apesar da sua idade, oferecendo facilidades na aquisição e utilização.
12 - BMW 530e 40.260 unidades vendidas As marcas de luxo tradicionais ainda estão a responder devagar à investida da Tesla, mas o público tem respondido bem aos híbridos plug-in da BMW.
13 - Chery eQ 39.734 unidades vendidas Derivado do Chery QQ, um modelo criado para ser extremamente barato, tem pouca autonomia (menos de 200 km), mas para o mercado chinês serve perfeitamente.
14 - Byd Song PHEV 39.318 unidades vendidas Mais um modelo da Byd, a marca mais chinesa que mais tem avançado na eletrificação da sua gama, com prestações interessantes e que podia vingar na Europa.
15 - BAIC EU260/BJEV EU300 37.343 unidades vendidas Derivado do Senova D50, oferece quase 250 km de autonomia com uma habitabilidade suficiente para as necessidades familiares, por baixo preço. É exportado para fora da China.
16 - Byd Tang PHEV 37.148 unidades vendidas Esta marca chinesa tem aqui outro modelo que podia fazer sucesso na Europa, se investisse numa rede de vendas. Faz quase 100 km em modo elétrico.
17 - Byd Yuan EV360 35.699 unidades vendidas Com este modelo, a Byd conseguiu colocar cinco carros elétricos na lista dos 20 mais vendidos, quase todas vendidas na China.
18 - BMW i3 34.829 unidades vendidas A renovação recente ajudou a aumentar as suas vendas, contando com mais autonomia e mais potência. Vai servir como base para o MINI elétrico, este ano.
19 - Roewe ei6 PHEV 33.347 unidades vendidas Derivado do MG 6, com maior distância entre eixos e mais luxo, é vendido em exclusivo na China, onde foi bem recebido graças à autonomia de 53 km em modo elétrico.
20 - BAIC EX200/BJEV EX260 32.810 unidades vendidas Versão elétrica do Senova X25 (outra marca do Grupo BAIC), este SUV compacto promete colocar a marca chinesa no mapa em vários mercados emergentes.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os automóveis elétricos ou eletrificados são realmente populares? Sem dúvida. Um pouco por todo o mundo, estes carros que podem circular na cidade emitindo zero poluição estão a ganhar cada vez mais adeptos, em todos os segmentos de mercado, desde os automóveis citadinos aos modelos de luxo. Os 20 automóveis elétricos ou eletrificados que mais vendem no mundo conseguiram encontrar todos mais de 30 mil clientes, num caso ultrapassando até as 100 mil unidades vendidas.

Para este sucesso, muito têm contribuído marcas como a Tesla, a Nissan ou a Renault, mas também a BMW, Mitsubishi e Toyota. Mas o que a maior parte dos automobilistas ocidentais poderão não saber é que o país que mais tem contribuído com novas propostas eletrificadas é a China, já que 11 dos 20 veículos deste género que mais venderam foram feitos neste país e as suas vendas quase não têm expressão em mercados de exportação, pois estão ausentes da Europa e América do Norte e apenas agora estão a atingir, devagar, os mercados emergentes.

Entre estas marcas que constroem carros que emitem zero poluição, o maior destaque vai para a Byd, construtor chinês que mais tem apostado na eletrificação, pois quase todos os seus modelos tem uma versão elétrica, híbrida, ou ambas. Esta marca é a que tem mais modelos diferentes nesta lista, nada menos que cinco, sendo que um. Com três, a marca BJEV do Grupo BAIC (cujas outras marcas são, na China, a BAW e Senova, mas que exporta com os nomes BAIC e Senova, conforme os mercados) iguala a presença da Tesla na lista. Também a Chery, Roewe (do Grupo SAIC, partilhando plataformas com a MG, marca britânica que pertence ao grupo chinês) e JAC Motor estão representadas.