Estudo revela que menos de 1% de EVs tiveram de trocar de bateria

18/09/2024

Menos de 1% dos veículos elétricos (EV) produzidos depois de 2016 tiveram de mudar a bateria. A conclusão é de um estudo que revela que as baterias estão cada vez mais eficazes.

 

Sem surpresas, foi nos EV de primeira geração que as baterias mais vezes tiveram de ser mudadas. Para veículos anteriores a 2015, a taxa de substituição das baterias foi de 13%, e a maior parte aconteceu durante o período de garantia.

O estudo desenvolvido pela start-up americana Recurrent teve como base os 20.000 veículos em que, nos Estados Unidos, é utilizado o seu software de gestão da bateria.

Liz Najman, a investigadora responsável pelo estudo, sublinha que “em todos os anos e modelos, fora dos grandes recalls, apenas 2,5% foram substituídos”.

Este é um número superior ao que a investigadora apurou em 2023, mas esse aumento “deve-se inteiramente aos automóveis mais antigos. Para os automóveis mais antigos do que 2015, as taxas de substituição são de 13%, mas inferiores a 1% para os automóveis de 2016 e mais recentes”.

No artigo em que apresenta as conclusões do estudo, Najman sublinha que o período de vida útil das baterias é maior do que o que era inicialmente expetável. E dá como exemplo os modelos mais antigos, e portanto pioneiros na tecnologia, em que “apenas 13% dos condutores comunicaram uma substituição da bateria”.

“Até agora – afirma -, parece que as baterias dos veículos elétricos têm uma vida útil muito mais longa do que se imaginava”.

E porquê o “parece que” utilizado pela autora. Liz Najman explica que que a maioria dos automóveis que fizeram parte do estudo são de 2022 e 2023, pelo que não existem dados conclusivos sobre a matéria.

Ainda recentemente, um teste aos Kia Niro que em Portugal são utilizados como TVDE, revelou a boa condição das baterias.

O estudo promovido pela própria marca revelou um Kia Niro com mais de 324 mil quilómetros, que continua com um índice SOH (State Of Health, que mede estado de saúde da bateria) acima de 98%.

Mais impressionante é o Tesla Model S que o canal de Youtube Auto Trader descobriu em Inglaterra.

Comprado há 8 anos, o táxi utilizado em transportes para aeroportos, faz várias cargas máximas da bateria por dia. Este Tesla Model S já fez 692.000 quilómetros e continua com a bateria original. O proprietário do veículo diz que perdeu cerca de 100 quilómetros de autonomia ao longo do tempo.