Mário ‘Nicha’ Cabral, que ficou conhecido por ter sido o primeiro piloto português na Fórmula 1, faleceu hoje, aos 86 anos de idade.

Não teve uma grande passagem pela modalidade rainha do automobilismo, mas teve o condão de ser o primeiro inscrito com a bandeira portuguesa numa prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. Nicha Cabral, como era mais conhecido, interessou-se pelo automobilismo bastante tarde na sua vida, com a sua estreia a ser feita até nos ralis, em 1955, sendo a sua estreia na Fórmula 1 feita apenas quatro anos mais tarde, precisamente no GP de Portugal de 19589, disputado no circuito de Monsanto. Terminaria em décimo lugar da classificação ao volante de um Cooper-Maserati.

No seu currículo contam-se ainda mais quatro grandes prémios de Fórmula 1, um deles também em Portugal, no ano seguinte, então no traçado da Boavista. Depois do serviço militar em Angolo, o portuense participou em duas provas na Alemanha (1963) e Itália (1964). Além das corridas do campeonato, participou também noutras provas extra-campeonato da F1.

O seu momento mais dramático ocorreu em 1965, numa corrida de Fórmula 2 em Rouen-les Essart, sofreu um violento acidente que lhe causou lesões físicas e que o afastou do automobilismo durante mais de um ano.

O seu regresso fez-se no Circuito de Montes Claros, em Lisboa, que venceu, ao volante de um Porsche Carrera 6. Continuou a competir ao mais alto nível até 1974, em carros de Sport e Turismo, mas também fez duas provas de Fórmula 2 no Autódromo do Estoril.

Mário ‘Nicha’ Cabral nasceu no Porto a 15 de janeiro de 1934, tendo também a sua vida ligado à Ford Lusitana, depois de deixar o automobilismo, ajudando muitos pilotos a iniciarem a sua carreira no desporto automóvel. Noutro ramo, trabalhou também no ramo têxtil, sendo empresário do meio.