Jim Farley, President and Chief Executive Officer, Ford
O CEO da Ford ficou estupefacto com a qualidade dos automóveis elétricos chineses. “Isto é uma ameaça existencial”, desabafou Jim Farley, de acordo com o Wall Street Journal.

 

O jornal afirma que o CEO da Ford ficou impressionado com um test drive a carro elétrico durante uma viagem que realizou à China o ano passado.

Farley ficou impressionado com o desenvolvimento da indústria de automóveis elétricos na China, que em poucos anos passou de modelos de má qualidade de construção e pouco fiáveis para se tornar na mais desenvolvida do mundo.

No final do ano, Jim Farley disse mesmo a um membro da direção da Ford que a qualidade dos automóveis elétricos chineses é “uma ameaça existencial” às construtoras ocidentais.

De acordo com o relato do jornal norte-americano, Jim Farley e Jonh Lawler, diretor financeiro da Ford, testaram um SUV da Changan Automobile, uma empresa com quem a construtora norte-americana tem uma joint-venture, durante uma viagem à China o ano passado.

No decorrer do rápido teste, os dois membros da direção da Ford ficaram bastante impressionados com a qualidade de construção do veículo elétrico e com a suavidade e silêncio da condução

O Wall Street Journal conta que Jonh Lawler se terá virado para Farley e afirmado: “Jim, isto não é nada como dantes. Estes gajos estão à nossa frente.”

O CEO da Ford ficou impressionado com a qualidade dos automóveis elétricos chineses e considera mesmo estar perante “uma ameaça existencial” à indústria ocidental.

Contudo, Farley coloca o momento em perspetiva: “Já vi este filme antes”, sublinha, lembrando-se dos anos 80, quando a Toyota e a Honda entraram em força no mercado norte-americano, ou – mais recentemente – dos automóveis 100% elétricos dos fabricantes sul coreanos.

O CEO da Ford vê nos automóveis elétricos chineses uma ameaça a nível global, mas não no mercado norte-americano, pelo menos a curto e médio prazo. E isto porque tanto os Estados Unidos como o Canadá impuseram tarifas de 100% por cento à importação de veículos elétricos fabricados na China.